terça-feira, 3 de abril de 2012

O VALOR DAS PALAVRAS

Como em tudo, ou quase tudo, as mudanças dos tempos provocam mudanças nos valores, em todos os valores, ou quase. Estou a lembrar-me, por exemplo, das mudanças no valor das palavras.
Na verdade, houve tempos em que as palavras valiam muito, sobretudo umas que se chamavam de honra. Essas eram mesmo valiosas.
Actualmente as palavras já não têm o mesmo valor, nem mesmo as de honra.
Muitas palavras mudaram de significado, abastardando-se a sua utilização, de uma forma que significam o que cada um que as utiliza quer que signifiquem. Tal forma de usar as palavras transforma diálogos em monólogos sucessivos.
As palavras, as mesmas palavras, tanto servem para a verdade, seja lá o que for a verdade, como para a mentira, é por conveniência e não por significado.
Entretemo-nos a inventar palavras, chamamos-lhe progresso e dizemos que assim a língua, as palavras, é, está, viva. Maltratamos as palavras tal como nos maltratamos com palavras.
Por vezes, acho que as palavras também não andam nada bem, estão doentes muitas delas, perderam uso, valor, qualidade.
Como Almada Negreiros estou mesmo convencido, cada vez mais convencido de que,  "Nós não somos do século de inventar palavras. As palavras já foram inventadas. Nós somos do século de inventar outra vez as palavras que já foram inventadas.”
Existem muitas palavras já inventadas que exigem uma nova utilização, seria bom.

Sem comentários: