segunda-feira, 2 de abril de 2012

ESTAMOS (CONTRA)FEITOS

Hoje, um bocado deprimido pela crise, dei de caras com uma notícia sobre algo que tem vindo a ser divulgado mas a que ainda não tinha dado a atenção que merece. Refiro-me aos medicamentos contrafeitos.
Não pode ser. Então até aquilo que esperamos que nos cure das diferentes mazelas, aparece contrafeito. E é sério. O Infarmed, que, como sabem, defende medicamentos bons, caros e sem unidose por que é preciso acautelar os interesses dos … isso, dos cidadãos, avisa que corremos riscos sérios na saúde.
Ainda mais? A OMS estima que 50% dos medicamentos comprados pela net são contrafeitos. Aliás, ainda o Infarmed informa que a maior parte do comércio de medicamentos contrafeitos corre pela internet sendo um negócio mais lucrativo e menos passível de punição que o tráfico de droga. embora prováveis alterações na lei aumentem a um prazo relativamente curto a probabilidade de criminalização deste tipo de tráfico.
Não bastavam os políticos contrafeitos que constituem boa parte da nossa classe política e cuja qualidade é difícil de acautelar agora que a ASAE adoptou uma estratégia de "low profile". Não bastava o trapinho contrafeito que nos permite, ainda assim, fingir que somos, porque temos, um pólo Lacoste ou uma malinha LouisVuitton. Não bastava um clima que já parece contrafeito. Não bastavam os salários contrafeitos, gastam-se num instante, não duram nada. Não bastava o trabalho contrafeito, de má qualidade e baixo rendimento.
Agora até os medicamentos, estamos contrafeitos.

Sem comentários: