terça-feira, 13 de março de 2012

A VIRTUDE REPOSTA

O curioso episódio curioso do comandante da Polícia Municipal de Coimbra que, por lapso prontamente assumido com um pedido de desculpas, enviou um mail de felicidades para 2012 incluindo os votos de "sexo incrível" para os destinatários sendo, evidentemente, um "fait divers" acaba por também nos mostrar uma faceta curiosa da nossa vida cívica, alguma hipocrisia nos discursos e comportamentos.
O responsável da Polícia Municipal foi punido com a cessação da comissão de serviço e multa. Em consequência, as consciências sobressaltadas com o pecado do comandante aquietar-se-ão, a moral sossega e a vida continua.
Mantendo-nos no âmbito da vida autárquica talvez fosse interessante e desejável o mesmo nível de preocupação com a dívida imensa e a desregulação em que vive muito do mundo autárquico. O Dr. Paulo Morais, ex-vereador da Câmara do Porto tem vindo a mostrar como se desenvolve a prática habitual em muitas autarquias no que respeita a negócios imobiliários.
Sabe-se também como as autarquias e as empresas municipais, na maioria ineficazes e fonte de enormes prejuízos, são frequentemente privilegiadas extensões dos aparelhos partidários e pagamento de fidelidades, transformando-se em sorvedouros de dinheiro sem que sirvam de forma eficaz o bem comum, justificação primeira e última da sua existência.
Conhece-se e reconhece-se a teia de interesses pessoais e muitas situações, sobejamente conhecidas umas, e localmente comentadas outras, de enriquecimento sem justificação aparente de muitos autarcas ou a colocação de familiares ou "amigos" em lugares remunerados. Os casos comprovados em tribunal são residuais e mais habitualmente nada acontece como muitas vezes tem sido denunciado por algumas vozes.
Neste cenário, a condenação do comandante da Polícia Municipal de Coimbra, porque, por lapso mandou o mail errado, é um fingimento hipócrita. Para além disso, os votos do comandante para 2012 poderiam ser uma ajuda no combate ao inverno demográfico que atravessamos.

2 comentários:

Pedro Fernandes disse...

Quando uma camara municipal perde tempo com um inquérito, com reuniões e votações por causa dum mail cujo o autor na devida altura pediu desculpa, é uma camara que não tem nada para fazer.
Portanto a melhor opção é a demissão do presidente da camara.

Zé Morgado disse...

As autarquias e respectivo funcionamento é um mundo com muitas razões que a razão desconhece. Ou não ...