segunda-feira, 12 de março de 2012

A PROCISSÃO ÀS ARRECUAS

Hoje, D. Vitalino Dantas, bispo de Beja, em nota à imprensa lamentou a aparente falta de orações dos crentes para pedir chuva a Deus para combater o período de seca. Acrescentou que “a maioria” da população só acredita “na providência de Bruxelas”.
Na verdade, no Meu Alentejo existe a tradição de em anos de seca pedir à Senhora D'Aires os seus bons ofícios para que os céus enviem a água do sustento.
Lembro-me de que há uns anos, depois de um período prolongado de seca que levou à organização da procissão à Senhora d'Aires, a chuva ter aparecido em quantidade. O Mestre Marrafa, homem de fé, dizia-me com os olhos pequenos a brilhar, "ainda temos que ir fazer a procissão às arrecuas para parar a água".
A Ministra da Agricultura também já expressou a sua fé em que a chuva virá. À cautela já vai falando em interceder junto dos pequenos deuses caseiros, os homens de Bruxelas, que nos infernizam a vida e servem o deus mercado.
Como já escrevi, os campos do Meu Alentejo vão tristes de secura. Mas a chuva virá, ainda iremos precisar da procissão às arrecuas.

Sem comentários: