sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

MULTAS EM PROMOÇÃO

No Público lê-se que a receita advinda das multas de trânsito subiu em 2011 cerca de 80% relativamente a 2010, de 47,7 milhões de euros para 85,3 milhões. É obra.
Na verdade este resultado vem mostrar que temos áreas de excelência em termos de produtividade. No contexto europeu devemos ter umas das melhores performances na infracção às regras de trânsito o que, evidentemente, é um contributo importante para os cofres do estado.
No entanto, dadas as circunstâncias muito particulares que atravessamos e no nível já elevadíssimo das nossas contribuições, por assim dizer, para o estado creio que vale a pena pensar numa ideia da Câmara do Porto divulgada no final do ano passado no sentido de oferecer descontos a quem pagar multas nos primeiros dias a seguir à sua aplicação. Esta oferta incidiria apenas sobre alguns tipos de multa, de trânsito, apesar de ser inovadora, já estava prevista na regulamentação.
Esta excelente ideia inscreve-se na lógica bem presente nos nossos dias de seduzir o consumidor com campanhas e ofertas que, frequentemente, nos deixam intoxicados e com dificuldade em decidir tal o volume, a diversidade e as múltiplas áreas em que se desenvolvem.
Esta será uma estratégia a seguir com atenção. Na linha do que costuma acontecer seguir-se-á a criação pelos municípios de um Cartão Cliente de Autuado Municipal em que os pontos se acumularão proporcionando novos descontos. Este cartão juntar-se-á às dezenas de outros com que atafulhamos as carteiras. Poderá até acontecer que numa perspectiva de estímulo ao comércio tradicional se definam multas mais baixas épocas festivas.
Para os maiores utilizadores, os mais produtivos nas infracções, é sempre interessante e importante distinguir os bons clientes, poderia ser criado um Cartão Gold com vantagens acrescidas, por exemplo, abrangendo diferentes viaturas. Claro que para as empresas seria sempre possível a existência de um Cartão Frota que agilize e baixe os encargos com as multas, facilitando, assim, as cargas e descargas a qualquer hora do dia em ruas com imenso tráfego.
Com a relação que nós portugueses temos com o cumprimento das regras de trânsito, designadamente ao nível do estacionamento, e com a adesão que normalmente mostramos a campanhas e promoções, esta iniciativa estaria naturalmente destinada o sucesso.

2 comentários:

miguel disse...

Só a câmara de Madrid, cobra mais do dobro que Portugal inteiro:

http://vozpopuli.com/sociedad/el-ayuntamiento-de-madrid-ingresara-17595-millones-por-multas-de-trafico-en-2012

Ainda acha que temos nível de excelência?

Zé Morgado disse...

Estamos a tentar Miguel, progredimos imenso de um ano para o outro.