terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

MINUDÊNCIAS IMPORTANTES

Esta história dos 120 000 euros que o Governo, segundo o Público, gastou na produção de 100 exemplares do Programa do Governo para distribuir … pelo Governo, seria uma irrelevância não fora a postura e os discursos do Governo no contexto de dificuldades que colocam 2,7 milhões de portugueses em risco de pobreza e exclusão.
Como é evidente, este montante, é nada no universo dos gastos estatais e é um tudo se considerarmos os sucessivos apelos a sacrifício, empobrecimento, saída da zona de conforto, aumento previsível e conformado do desemprego, abaixamento dos recursos para apoios sociais, etc., etc., etc.
Os governantes, pela condição de governantes a que voluntariamente acedem, contraem  responsabilidades de natureza ética e social que não podem hipotecar sob pena de perderem a autoridade e a capacidade de mobilização de quem verdadeiramente lidera e compreende o que isso significa.
Boa parte desta gente, em particular, o Ministro Relvas, o responsável por esta minudência, uma inútil edição de luxo do Programa do Governo, não compreende manifestamente esta questão, esta enorme responsabilidade ética e social, como evidenciam as suas frequentes intervenções.
Não há desculpa, mesmo tratando-se de uma irrelevância orçamental.

Sem comentários: