terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

AS TURMAS. Outro diálogo improvável

Então Maria, que tal vai o trabalho?
Cansativo para não variar, sabes como é, nesta altura e até à Páscoa não é fácil. Mas está correr bem, estou contente com isso, pelo menos que os miúdos aprendam, então o 8º B está mesmo bem.
Também ouvi o Mário, o colega de Matemática, referir isso.
É verdade. Bom, mas olha que nos fica caro, horas de preparação, sempre à procura do que os possa motivar, atenção a todos, muita conversa sobre as dificuldades, às vezes até o intervalo temos que usar, sempre a contactar com a família, é forte. Mas tu ontem estavas a queixar-te do 9º A, não era Júlia?
Nem me fales, não está a correr nada bem.
Porquê?
Olha, parece que foram escolhidos a dedo, não se interessam nem um bocadinho, famílias que não estão para se incomodar com a escola, miúdos sem hábitos de trabalho, mal preparados, não adianta nada do que fazemos. Nada dá resultado.
...
O Professor Velho, o que está na biblioteca e fala com os livros, estava a ouvir aquelas colegas, com um sorriso nos lábios e a pensar como é tão curiosa, interessante e fácil a forma como nos "culpamos" pelos nossos sucessos e nos (des)"culpamos" pelas nossas dificuldades ou insucessos.
Acontece a todos.

Sem comentários: