terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A AUTO-ESTIMA DOS PORTUGUESES

É com alguma frequência que nós portugueses, somos classificados como tendo uma baixa auto-estima. Considerando os discursos políticos e passando por referências de natureza psicossociológica, a auto-estima dos portugueses parece pelas ruas da amargura.
Lamento, mas tenho algumas reservas sobre os recorrentes discursos e as conclusões afirmadas.
O Público de hoje refere o facto notável de que cinco cientistas portugueses foram premiados pelo Instituto Médico Howard Hughes, dos Estados Unidos, com montantes no valor de 518.000 euros para a sua investigação, numa lista internacional de 28 premiados reconhecidos por serem “futuros líderes científicos nos seus países”. Tal referência junta-se a várias outras no âmbito de relevante produção, à promoção do prestígio de algumas universidades portuguesas que também se registaram no ano que passou, entre muitas outras obras valorosas com reconhecimento internacional. Este conjunto de referências vai ao encontro da minha tese, não temos baixa auto-estima.
O povo português é justamente considerado um génio no “desenrasca”, “dá-se sempre um jeito, não há-de ser nada”, é assim uma espécie de Macgyver, tudo se resolve. Gente desta tem uma enorme confiança nas suas capacidades.
É um povo que vira histérico atrás do Scolari, da ida do puto Ronaldo, o melhor do mundo, para o Real Madrid e do Professor Doutor José Mourinho, o special one, para Inglaterra, para Itália ou para Espanha, não interessa, é o maior do mundo e sempre ocupa espaço na imprensa.
Este povo até se dá ao luxo de ignorar a excelência do desempenho em áreas como ciência e cultura de outros milhares de portugueses, que estão fora do país e de que quase desconhecemos o sucesso e reconhecimento que atingem. Um povo que dá cabo dos recursos e da paisagem do país sempre confiante de que, assim, é que se promove desenvolvimento. Um povo desta têmpera não é um povo com baixa auto-estima.
Não, definitivamente não, os portugueses, de uma forma geral, gostam de si, têm uma excelente impressão de si próprios. Não gostam é de Portugal, o país é que não está à altura dos portugueses. Daí a falta de orgulho na lusa pátria.

2 comentários:

anónimo paz disse...

Os portugueses gostam de si, os portugueses têm auto-estima elevada q.b., concordo consigo.

Não concordo quando diz que não gostam de Portugal. É possível alguém não gostar de um País como o nosso?!!
Já reparou na geografia?! E no clima?! E na costa verde, Oeste, azul, vicentina e Barlavento Algarvio?! E o interior ?!

Os Portugueses não gostam e têm vergonha é dos PORTUGUESES POLÍTICOS ou POLÍTICOS PORTUGUESES, como queira!


saudações

anónimo paz disse...

Esqueci-me...

E A GASTRONOMIA?!

E O BOM VINHO ALENTEJANO?!

É o meu preferido,confesso...


saudações