quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PROFESSORA E ALUNO. Outro diálogo improvável

Setôra?
Sim, Nuno.
Acha que se eu estudar, vou ser o que quero quando chegar a adulto?
Claro, quando se trabalha, consegue-se o que se quer.
Então porque é que Setôra não conseguiu ser engenheira e teve que dar aulas de matemática, como nos diz de vez em quando?
Bem, vais também aprender que nem sempre a vida permite que as coisas aconteçam como nós gostamos e até merecemos.
...
Setôra?
Sim Nuno, hoje estás para falar comigo, sempre é melhor do que estares a conversar com os teus colegas. Diz.
Setôra, é mesmo importante que a gente goste do que tem que fazer?
Bem, como certamente já descobriste, quando gostamos do que fazemos, as coisas correm melhor, custam menos e estamos mais satisfeitos.
Então porque é que a Setôra está sempre a dizer que está farta de dar aulas e que já não tem paciência para a gente. As coisas assim não correm bem, não é?
Já percebi que não se pode dizer nada, reparas em tudo, mas acho que percebes que nem sempre nos sentimos bem e dizemos coisas desse tipo.
...
Setôra?
Outra vez Nuno?! O que é agora?
Setôra, se a gente tiver confiança em nós, somos capazes de fazer melhor e ir mais longe do que se tivermos dúvidas e acharmos que não somos capazes, não é Setôra?
Claro Nuno, estamos de acordo, agora podes acabar o trabalho se não te importas, a aula está quase a acabar.
Então porque é que a Setôra está sempre a dizer que não chegamos a lado nenhum, que não vamos fazer nada de jeito na vida? Assim a gente não tem confiança.
Bem, já percebi que hoje estás impossível. Bom, na próxima aula acabamos o trabalho. Podem sair.

3 comentários:

Unknown disse...

Miúdo esperto! ;)
Há tantos diálogos assim e na nossa educação e proferidos por pessoas q até sabem e têm boas intenções, mas a vida por vezes é como um autocarro sem freio, desgoverna-se e qd damos conta dissemos coisas q n devíamos...

É importante tentar ter calma, respirar fundo e aprender a pensar antes de reagir.... Apesar de ser TÃO TÃO difícil por vezes.....

Bjs!

Zé Morgado disse...

Mas não temos que nos penitenciar, é, sobretudo estar atentos aos miudos e à forma como nos "lêem". O diálogo como lhe chamei, é ... improvável.

Unknown disse...

Sim, improvável o diálogo, mas a leitura tv n tanto.. ;)

E sim, parece-me MUITO importante pensarmos nisso da forma como somos lidos pelos outros, sobretudo em contexto educativo.

Obrigada pela reflexão, como sempre! :)