quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

DAR EXEMPLOS

Quando se trata de ensinar miúdos, quer em contextos escolares quer, em contextos familiares, uma das afirmações recorrentes sobre as boas formas de o fazer é recorrer a exemplos que mais facilmente permitem entender o que esteja a ser objecto de ensino. As teorias sobre estas questões referem isto mesmo e, curiosamente, quando inquirimos miúdos sobre o que eles pensam ser um bom professor, entre outros critérios referem "o que explica bem", clarificando que explicar bem é "dar exemplos".
Vem esta introdução a propósito de uma das dificuldades que o espírito natalício convoca, a escolha dos presentes a oferecer aos miúdos, sobretudo nas famílias, e são algumas, em que os miúdos são submersos com "presentes" que, por vezes, são pouco mais do que uma tentativa, mais ou menos consciente de aquietar consciências ou sentimentos de culpa, nem sempre justificados, aliás.
Assim, sugiro que também nesta época se considere a possibilidade de oferecer exemplos aos miúdos, isso mesmo, oferecer exemplos.
Como já referi, os miúdos apreciam os exemplos e além disso são bons presentes, como também referi, fazem-lhes bem.
Parece-me claro que existe uma infinita possibilidade na escolha dos exemplos, nos comportamentos que assumimos, na forma como nos relacionamos com os outros e com eles, na atenção que lhes damos, na forma como agimos em sociedade, na forma como civicamente agimos., etc., etc.
Os exemplos têm ainda uma enorme vantagem de não serem dispendiosos o que nos tempos que correm é algo de muito importante. Qualquer pessoa, em qualquer circunstância arranja facilmente meia dúzia de bons exemplos que possa oferecer aos miúdos o que constitui uma outra vantagem, a multiplicidade enorme das fontes de exemplos com que queremos presentear os gaiatos, embora alguns de nós possam experimentar alguma dificuldade em encontrar alguns exemplos dos bons para oferecer aos miúdos. Mas podemos sempre tentar.
Acho mesmo que é uma hipótese a considerar, esta de oferecer exemplos aos miúdos, dos bons é claro.

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