terça-feira, 20 de dezembro de 2011

TEMPO DE ANTENA

Bom, o espírito natalício, também conhecido por Natal está mesmo aí a chegar, este ano mais discreto, ao fim de semana e sem tolerância. Nunca se viu, aliás, um Natal sem tolerância, nem é Natal.
Apesar das previsões não serem muito favoráveis, estou em crer que, como sempre, o espírito natalício levará à compra compulsiva de prendas para os miúdos, certamente não para todos e tantas mas, ainda assim, para muitos e algumas.
Considerando a prudente contenção nos gastos, as necessidades dos miúdos e ainda a dificuldade que em muitas famílias se sente na escolha dos produtos que as crianças e adolescentes ainda não tenham, sugiro que talvez se lhes possa oferecer tempo de antena. Sim, parece uma coisa disparatada, mas tentarei explicar.
Muitos miúdos, quer em casa, quer na escola, têm pouco tempo que lhes seja dedicado. Quando assim é, e porque toda a gente precisa de alguma atenção, tempo de antena, eles, na sua maioria, reclamam-no. Quando o fazem, com bastante frequência, usam o comportamento menos adequado ou uma linguagem excessivamente barulhenta, para que se possam fazer notar. Nesta altura, muitos de nós dizemos algo como, "é para chamar a atenção". Na verdade, eles sentem que a atenção anda longe, daí a necessidade de a chamarem.
Assim sendo, talvez não fosse má escolha, dar-lhes um pouco mais de atenção, tempo de antena, antes deles o reclamarem da forma que descobrem resultar, desatinando.
Dirão alguns que os miúdos já têm atenção de mais, são mesmo o centro da atenção pelo que basta de atenção. Lamento mas, nas mais das vezes, quando se diz que os miúdos têm atenção a mais, o que terão é má atenção, ninguém tem atenção a mais, o que lhes fará mal é a má atenção, a atenção que os quer "comprar", a atenção que os sufoca, a atenção que não os deixa crescer. Mas, insisto, este cenário é mau, não porque a atenção seja muita, mas porque é de má qualidade é, por assim dizer, um produto contrafeito.
Por isto tudo, sugiro que no espírito natalício que se aproxima possamos oferecer aos miúdos e adolescentes tempo de antena, atenção, de boa qualidade. Não é particularmente caro e eles irão seguramente apreciar.

Sem comentários: