sábado, 31 de dezembro de 2011

BALANÇO DE UMA LETRA SÓ

Como não podia deixar de ser estes são dias de reflectir sobre o que foi o ano e sobre o que desejamos ou, de forma mais realista, que esperamos no ano que se aproxima.
Num ano em que tanta coisa aconteceu torna-se naturalmente difícil num texto telegráfico elaborar um balanço. Por simplicidade acabei por tentar fazê-lo em torno de uma só letra, a letra D.
O ano fica marcado pelo Desemprego que atingiu números impensáveis e implicou as maiores dificuldades para muitos milhares de portugueses, além, é claro da Dívida e do Défice.
Entre as consequências dificilmente quantificáveis da crise em que nos encontramos mergulhados emerge a Dignidade roubada a muita gente, seja pela falta de trabalho, seja pela exclusão e pobreza.
Ainda neste universo, o aumento do número de pessoas em risco de pobreza e exclusão, muitas delas ainda crianças, representa uma enorme Desilusão e Derrota das sociedades modernas e com preocupações sociais.
Também podemos afirmar, creio, que 2011 veio acentuar a Desconfiança com que os que os discursos das lideranças políticas e económicas são percebidos por boa parte dos cidadãos.
Um dos aspectos que, lamentavelmente, permaneceu inalterável em 2011 foi a Desconfiança dos cidadãos face à justiça. Esta desconfiança é uma das maiores ameaças à qualidade da nossa vida cívica e mantém-se, é estrutural.
Parece-me preocupante pelas potenciais consequências o Desinvestimento na educação. O Ministro tinha como intenção implodir o Ministério mas arrisca-se a implodir a educação.
Não posso deixar de referir algo que me parece marcar também o ano que caduca. De mansinho, parece ter-se instalado uma Desesperança, um sentimento proibido, inibidor, onde pode crescer a desistência do futuro.
No entanto, felizmente, cada um de nós terá vivido certamente Dias bonitos que nos vão ficar também como memórias de 2011.
Tentando manter uma atitude e uma visão realistas, considero-me um optimista cauteloso, acredito que, por princípio, o que está para vir vai ser melhor do que o que já passou, se fizermos por isso. Assim, como também é habitual por estas alturas, Desejo-vos um bom ano de 2012.

Sem comentários: