sexta-feira, 25 de novembro de 2011

RETRATO DE FAMÍLIA

É uma família tradicional, normal por assim dizer, não essas famílias modernas que se vêem por aí, só o pai, ou só a mãe, pessoas com novos casamentos e filhos de um e de outro, homens casados com homens, mulheres casadas com mulheres que agora também querem ter filhos para educar. Não se sabe onde isto vai parar.
Pois esta família é como devem ser as famílias, o pai, a mãe, um filho e uma filha, as famílias são mais pequenas, já se sabe que a vida está muito cara.
O pai chega tarde a casa e, cansado, senta-se no seu sofá a ver um bocado de televisão, come qualquer coisa leve, uma sandes e um sumo, que sempre se poupa no trabalho e nos custos. Pouco tempo depois, já meio ensonado levanta-se e arrasta-se para o quarto onde toma balanço para um novo dia igualzinho ao que acabou.
A mãe, entretanto, ficou na cozinha onde acompanha na televisão pequenina que está em cima do frigorífico uma das novelas da noite, que, aliás, o marido odeia. Enquanto faz a lida, despacha uma peça de fruta e um iogurte, sempre ajuda a poupar na carteira e a tentar encurtar uns centímetros nas ancas. Quando a lida já está despachada passa pelo quarto do filho, certifica-se que ele está bem e desliza para o quarto onde o marido já sonha com vizinha do terceiro esquerdo e ela adormece a pensar na crise.
O filho, adolescente, está desde que veio da escola ao fim da tarde sentado no computador, ligado permanente ao mundo, ao seu mundo, onde cabem outros como ele. Jantou uma cola e uma sandes que a mãe lhe levou ao quarto. Lá para as tantas atira-se para dentro da cama desejando que as férias cheguem depressa, a escola é uma seca.
A filha, já mais crescida, dezassete anos, tem dias que vai à escola, não está em casa. Saiu ainda antes de jantar, disse aos pais que ia a casa de uma amiga e talvez viesse mais tarde. É quase sempre assim. Alguns dias terá de chegar de mansinho procurando mascarar o efeito dos shots.
É, como disse, uma família normal. Quando em dias de festa tiram um retrato de família ficam sempre muito bem e divertidos. São bonitos os retratos de família.

2 comentários:

CG disse...

Excelente ironia e sentido de observação. Admiro a sua sabedoria, caríssimo Professor. Abraço

Anónimo disse...

Os retratos de família são normalmente mais bonitos do que a sua relaidade; sempre se podem dar uns "retoques" ou colocar um sorriso postiço.
Parabéns pelo seu excelente retrato.
MLurdes