segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O MOMENTO EUREKA DO SR. BASTONÁRIO DA ORDEM DOS MÉDICOS

A capacidade infinita de nos surpreender é uma das características da sociedade portuguesa, a perplexidade de que falava Pessoa. O Bastonário da Ordem dos Médicos entende por bem criar um imposto sobre a chamada “fast food” e sobre “outras dezenas de lixo alimentar” como forma de financiar o SNS.
Já muitas vezes aqui tenho escrito sobre os riscos enormes da obesidade, sobretudo da obesidade infantil associada ao aumento exponencial da diabete tipo II. Sabemos que actualmente a obesidade é um problema de saúde pública a merecer atenção muito séria.
É também verdade que outro tipo de consumo de efeitos negativos, o tabaco, é uma excelente fonte de receita fiscal mas taxar os hamburgers ou as batatas fritas acho algo de notavelmente criativo.
Tentando acompanhar o racional que sustentará tal ideia, se eu consumir coisas que eventualmente me façam mal, devo pagar um imposto sobre tal consumo o que financiará as actividades do estado. O Senhor Bastonário teve o seu momento eureka, este modelo resolverá certamente os problemas financeiros do país.
Imagine-se que é taxado tudo o que consumimos e não tem qualidade. Vamos a alguns exemplos. Como cidadão atento procuro informar-me sobre o que se passa à minha volta. Acontece que boa parte da informação é lixo e desinforma-me, pelo que o consumo desta informação deve ser taxado.
Com os meus impostos sustento uma organização política cujos actores, em boa parte, são de uma mediocridade atentatória dos meus direitos, deve ser taxado este consumo.
Também será de considerar o imposto devido sobre medidas lesivas do nosso bem-estar e contributivas para a reconhecida degradação da nossa saúde mental como o desemprego ou a precariedade laboral. E vários outros exemplos poderiam ser colocados.
De facto, abre-se um mundo novo e infinito de financiamento do estado. É certo que a fórmula é velha, mais impostos, mas com um potencial absolutamente notável.
Bem-haja, Sr. Bastonário pelo seu momento eureka.