segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O MIÚDO DOS DESATINOS

Era uma vez um rapaz, pequenino, daqueles que agora inventaram que só fazem o que querem, quando querem e onde querem. Como é natural, os pais, volta e meia, ficavam embaraçados com os desatinos do menino. Em casa ainda vá que não vá, estavam sós e ninguém reparava. Mas fora de casa o rapaz parecia que fazia de propósito arranjando confusão e fazendo disparates nas situações mais inconvenientes.
Um dia, estava a mãe a passear com o rapaz no jardim e ele, como de costume, corria atrás dos pombos, interrompia brincadeiras doutros miúdos, atirava pedras aos patos do lago e o mais que a sua imaginação sugeria. A mãe, envergonhada, assistia discretamente e, apesar da inutilidade, de vez em quando chamava-o. Um velho que passava, reparou na cena e dirigiu-se à mãe, “Menino traquinas o seu não é?”. “Nem me fale, não faço nada dele”. O velho ficou mais uns minutos a ler e a pensar o rapaz e disse à mãe que, querendo ela, no dia a seguir lhe daria algo que talvez ajudasse. A mãe, apesar de desconfiada, disse que viria.
Quando chegou, o velho deu-lhe uma caixa e disse-lhe para que, sempre que o rapaz fosse começar uma das suas travessuras, ela lhe desse a mão com muita força, lhe oferecesse uma daquelas coisas que estava na caixa e lhe contasse uma história, sempre de mão dada. Quando a mãe abriu a caixa apenas encontrou folhas de papel que tinham escrito com uma letra muito bonita, "Gosto muito de ti mas NÃO permito que faças isso".

3 comentários:

Anónimo disse...

Agradeço este belo texto e permita-me que o partilhe com os pais dos meus alunos, muito em breve.

Hélia disse...

Devido ao adiantado da hora, carreguei na tecla errada, por isso não quero ser anónima neste nem noutros comentários.
As minhas desculpas.

cidalia disse...

A importância de se ser assertivo, educando com Amor e serenidade. Um cainho para termos menos "pequenos ditadores", como diz Javier Urra e menos crianças "entupidas" com ritalinas e concertas.