sexta-feira, 15 de julho de 2011

AS CRIANÇAS ESQUECIDAS

A imprensa de hoje refere-se ao inaceitável episódio da criança de quatro anos que ficou esquecida num autocarro após uma viagem organizada pelo Colégio que frequenta. Ao que parece, apenas quando a mãe apareceu para buscar a gaiata, se percebeu que ela tinha seguido no autocarro para o parqueamento sem que o pessoal técnico desse conta.
Como disse, trata-se de um episódio inaceitável que terá já motivado o despedimento da equipa técnica. Os pais irão apresentar a questão ao ME.
Aproveitando o espaço mediático que este caso ocupa, gostava de chamar a atenção para outras situações de esquecimento dos miúdos que não sendo objecto de referência por parte da imprensa e, também por isso, são pouco consideradas. Sem nenhum critério de ordenação ficam alguns exemplos.
Existem muitas crianças esquecidas por quem delas cuida que passam muitas horas sós trancadas num ecrã.
Existem crianças que são sobretudo lembradas quando são encharcadas de presentes que, ingenuamente, procuram apagar o esquecimento porque passam o resto do tempo.
Todos nós já assistimos a situações em que crianças, às vezes muito pequenas, estão num restaurante ou noutro qualquer sítio completamente esquecidas pelos adultos que as rodeiam. Às vezes bem gritam e se agitam para que os adultos se lembrem delas.
Também me parece de referir a quantidade enorme de crianças que estão esquecidas nas escolas, sem a ajuda e atenção que lhes permita o bem-estar educativo.
Uma outra nota para crianças que ficam horas esquecidas em instituições, nem sempre por impossibilidade dos pais, para por não caberem nos seus estilos de vida.
Creio que poderia continuar com outros exemplos de crianças esquecidas mas creio que qualquer de nós, com um olhar minimamente atento ao que está à nossa volta, também os encontrará.
A menina que ficou esquecida no autocarro foi encontrada, parece estar bem e, provavelmente ficará com uma história para contar e sem grandes marcas, deseja-se.
Algumas outras crianças esquecidas já não vão ser encontradas.

1 comentário:

anónimo paz disse...

O comentário referente a esta postagem foi posto por engano na postagem " MAU TEMPO DE TRABALHO EM PORTUGUÊS E MATEMÁTICA "

Peço perdão pelo pleonasmo.

saudações