segunda-feira, 13 de junho de 2011

O MILAGRE DOS ENXERTOS

Quase sempre por esta altura acontecem milagres no Meu Alentejo, é verdade, milagres, mais precisamente os milagres dos enxertos.
Sim, têm razão, estarei a falar de quê?
O mês de Junho, dizem os antigos, é o tempo de fazer os enxertos nas laranjeiras. Assim, o Mestre Zé Marrafa, com a assistência diligente deste agnóstico, identifica as árvores que por falta de qualidade do fruto devem ser enxertadas e começamos a liturgia milagreira.
Equipados com a instrumentação necessária, motosserra, serrote, tesoura de podar, navalha de enxertos (há uma navalha própria para os enxertos) e ráfia, inicia-se a função.
Começamos por recolher em árvores que habitualmente dão frutos de comprovada qualidade e com base na identificação do experiente olho clínico do Mestre Marrafa, uns ramos que dêem boas borbulhas que são colhidos. Desta vez escolhemos umas laranjeiras que dão umas deliciosas laranja pêra.
Em seguida, as árvores "ruins" levam uma "sova", ou seja, cortam-se todos os ramos deixando apenas uns poucos que ficam "cortos" curto, onde se irão fazer os enxertos.
Agora a parte mais delicada. Com a navalha abre-se um corte em T na casca desses ramos e depois de levantar um pouco a casca entalam-se as borbulhas, (um pedaço de casca de onde rebentará um novo ramo) retiradas das árvores boas. Ata-se tudo com a ráfia para que a superfície da borbulha fique perfeitamente colada à superfície da árvore enxertada e como corolário muito bonito, logo acima do enxerto ata-se uma folha de laranjeira de modo a dar uma sombrinha para o enxerto, evitando que o sol o "escalde" e "não pegue".
E pronto, fica-se à espera do milagre. Na verdade, a partir de uns pedacinhos de casca transformar uma árvore "ruim" que dá fruta sem qualidade numa "outra" árvore com frutos excelentes, só pode mesmo ser um milagre.
O Velho Marrafa, com os olhos pequeninos a rirem-se, diz-me sempre que os próximos enxertos "faz vossemecê".
Rio-me, brinco mas não arrisco. Eu não acredito em milagres, só nos realizados pelos velhos que acreditam. Os meus enxertos não iriam pegar.

3 comentários:

Anónimo disse...

realmente os enxertos são milagres,eu tenho no meu quintal um Limoeiro que dá Laranjas e Tanjas o enxerto foi feito por mim,também um marmeleiro que dá Maçãs e Peras,eu embora seja auto-didata gosto de fazer experiências e tenho-me dado bem.

norton disse...

Tenho tentado fazer enxertia num limoeiro para laranjeira, e não consigo ter êxito.Poderia explicar-me melhor como se faz? obrigado


Unknown disse...

Queria que me informasse,em que época se faz a enxertia de garfo nas laranjeiras?