domingo, 12 de junho de 2011

A INJUSTIÇADA CLASSE. Outro exemplo

Provavelmente sem querer, Sílvia Ramos, a líder da distrital de Beja do CDS-PP, disse a verdade, os militantes merecem cargos na distribuição de cadeiras que está em curso, nem mais, a fidelidade merece recompensa.
Como o povo afirma, quem diz a verdade não merece castigo. O problema é que apesar de eu me esforçar por alterar a visão do cenário político, bem descrito por António Barreto no 10 de Junho, este pessoal não deixa.
É verdade que não sou só eu, os estudos no âmbito da sociologia mostram que para o cidadão comum a confiança na classe política anda pela ruas da amargura. Estaremos certamente errados, até porque o mais eclético e isento dos opinadores profissionais, o Dr. Pacheco Pereira, considera demagógico e populista o ataque aos políticos. Como é possível que os anos tenham enraizado em mim esta percepção inadequada e aceitando que corro o risco de ser imponderado, desajeitado, populista ou demagógico e, portanto, injusto, proponho-vos, em jeito de expiação, um texto interactivo que completarão com as referências que entenderem por bem.
Assim, enquanto cidadão, quero expressar formalmente o meu reconhecimento a todos aqueles que:
. Depois de carreiras profissionais de sucesso e reconhecidas pela comunidade, entendem colocar essa experiência ao serviço do bem comum, como por exemplo, …
. Não ascenderam a lugares políticos tendo uma carreira exclusivamente dentro do aparelho dos partidos, começando logo nas jotas como, por exemplo, …
. Não utilizaram o desempenho de cargos políticos para acederem a colocações profissionais, às quais nunca teriam acesso se não tivessem um passado político como, por exemplo, …
. Fazem do desempenho político uma prova de seriedade sem demagogias ou falsas promessas como, por exemplo, …
. Reconhecem tão facilmente um erro seu, como a virtude de outra opinião ou ideia como, por exemplo, …
. Recusam utilizar o peso político para benefício pessoal, ou dos que lhe estão próximos, sem a utilização de critérios transparentes assentes no mérito como, por exemplo, …
. Entendem que na história fica a obra e não o autor como, por exemplo, …
. Nunca se esquecem que os eleitores são pessoas e não votos como, por exemplo, …
. Resistem à pressão dos sindicatos de interesses que conflituam com o bem comum como, por exemplo, …
Se quiserem ter a gentileza de partilhar as vossas escolhas, poderia ser interessante.

Sem comentários: