sábado, 30 de abril de 2011

PODIA SER PIOR

Umas das muitas expressões que frequentemente utilizamos e que, à semelhança de outras que por aqui vou referindo, me parece curiosa e, sobretudo, útil é "podia ser pior", daí a sua presença assídua nos nossos discursos.
Utilizamo-la para comentar as mais variadas situações ou problemas e por mais complicados ou graves que possam ser, existe sempre alguém que em tom bem vivo afirma, "podia ser pior" o que nos ajuda a encarar e lidar com tais circunstâncias. Daí a enorme utilidade a que me referia.
Temos uma doença, bom mas podia ser pior, há tanta gente mal. Perde-se o emprego, bom, pelo menos temos saúde, podia ser pior. O salário é baixo, podia ser pior, tanta gente no desemprego. Perdemos alguém querido, é duro, mas podia ser pior, ainda ficamos com outro alguém querido.
Esta enorme ferramenta de reparação, de fácil utilização e com um custo baixíssimo é de particular utilidade nos tempos que correm. De facto, a inquietação, dificuldades e receios que enfrentamos leva-nos a procurar desesperadamente a ideia que nos descansa, está mal, muito mal, mas podia ser pior, há vidas no mundo bem mais difíceis e lá continuamos à espera de um novo dia que nos traga nova afirmação, podia ser pior.
O problema mais sério é que na verdade, se podia ser pior, também podia ser melhor.
E uma parte da responsabilidade é nossa.

Sem comentários: