terça-feira, 29 de março de 2011

À PROVA DE ÁGUA, DAS ÁGUAS DE MARÇO

Um fim de tarde mais livre e o vício pela corrida levaram-me até à pista municipal para uma horinha de passada, lenta é claro, que a idade já não é o que era. Fui com a chuva, águas de Março não fechando o Verão como fala Tom Jobim mas, mais provavelmente, anunciando-o para daqui a algum tempo. Estava aquela chuva certinha, fria, persistente, encharcante e arrefecedora do cansaço. Eu gosto.
Pouco tempo depois de começar o meu treino, começaram a chegar-se para o relvado central do complexo desportivo um grupo grande de miúdos e algumas, poucas miúdas, gente talvez entre os oito, nove e os treze, catorze anos. Estavam equipados para o seu treino de rugby. Começaram as actividades orientados, pareceu-me, por dois ou três jovens e fiquei espantado com o empenho daquele pessoal.
Sempre debaixo de chuva iam cumprindo motivadíssimos o treino, caindo frequentemente num relvado que gradualmente ia disfarçando as cores dos equipamentos. De lado, resguardados das águas de Março, vários pais em tertúlia esperavam pelos rebentos que se entretinham entusiasmados no relvado.
Devo confessar que fiquei satisfeito. Primeiro, por verificar que aqueles miúdos resistem a um dia, certamente comprido de escola, e aparecem depois das seis para um treino cheios de vigor e entusiasmo, eu diria, à prova de água.
Depois, fiquei satisfeito por aqueles pais. A presença dos miúdos naquelas circunstâncias mostrava, a sua disponibilidade, claro, mas, sobretudo, que não estariam excessivamente preocupados com o facto de os meninos e meninas andarem à chuva, a cair no meio da relva e lama, a chocarem uns contra os outros na disputa da bola, a soltarem alguns palavrões que, por sua vez, libertam adrenalina, etc. Ao pensar em alguns pais super-preocupados com estes riscos que, no seu entendimento as crianças correm, e dos quais devem ser protegidas recorrendo, por exemplo, à "alternativa" de ficarem no quarto entretidos com a consola mas "livres de riscos" fiquei mesmo satisfeito.
Quando acabei a minha hora de corrida mais alguns minutos de exercícios e vim à procura de água quente, as águas de Março ainda estão um pouco frias, a miudagem lá continuava, feliz.
Tenho a certeza de que aquela gente vai dormir bem. É bom.

Sem comentários: