segunda-feira, 14 de março de 2011

PRÉMIO NACIONAL DE PROFESSORES NÃO SERÁ ATRIBUÍDO

Uma visita rápida à imprensa on-line e surpreendo-me com a notícia de que este ano o Prémio Nacional de Professores ficou por entregar.
O prémio foi instituído em 2007 pelo Governo com o objectivo, presume-se de premiar a excelência entre a classe docente. Não querendo acreditar que a não atribuição do prémio de 25 000 € se deva à todo presente austeridade, acredito na informação de que o júri presidido por Roberto Carneiro entendeu que nenhuma candidatura reunia os requisitos. Considerando que o prémio distingue a excelência, deve pois subentender-se que nenhuma candidatura reuniu requisitos de excelência o que, no mínimo, parece estranho. Pode ainda configurar um efeito perverso e colateral das quotas de excelência pois diminuiu drasticamente o universo de potenciais candidatos.
Como conheço muitos professores em cujas mãos um prémio de excelência estaria muito bem, aqui fica um texto que em tempos deixei no Atenta Inquietude intitulado "O Artesão".

Uma vez conheci um Artesão como não há muitos, era um homem de uma sabedoria e de um amor à sua arte que impressionava.
Desde miúdo que sonhava dedicar-se à arte que viria a ser a sua. Preparou-se bem e mesmo já a trabalhar sempre procurou compreender mais, falando com outros mestres e outras pessoas que o Artesão entendia que o podiam ajudar a ser melhor.
Mesmo sendo um Artesão muito experiente e trabalhando sempre com a mesma matéria, quando começava cada trabalho estudava e pensava em cada peça que iniciava. Muitas vezes fazia o mesmo tipo de trabalho mas sabia que os materiais nunca são exactamente iguais e por isso não podem ser sempre trabalhados da mesma maneira. O Artesão dizia muitas vezes que temos de respeitar as diferenças nos materiais, só assim conseguiremos que eles acabem por se transformar em peças valiosas e, na verdade, as peças que saíam das mãos do Artesão eram peças valiosas, muito valiosas.
O Artesão referia frequentemente que algumas das peças se tornavam muito fáceis de produzir, tinham características próprias que lhe facilitavam o trabalho, outras, como ele dizia, davam luta, resistiam ao trabalho, às vezes nem corria bem, mas, quase sempre conseguia algo de interessante e bonito.
Este Artesão tinha uma outra qualidade que o tornou conhecido, não guardava a sua arte só para si, gostava de falar dela, de ajudar os mestres que estavam a começar e que também apreciavam o seu trabalho e a sua ajuda.
Coisa estranha, agora que estou a acabar a história do Artesão reparei que não referi a arte a que se dedicava. Era Professor. A sério.

2 comentários:

Joaquim Ferreira disse...

Finalmente acabou-se a treta de Sócrates. E lá se foi a alta apologia do mérito e excelência! Vejam isto, buscando o que segue dentro de parentesis: (Melhor Professor do Ano ou "O Prémio da Vergonha!") ou simplesmente carreguem aqui: Melhor Professor do Ano ou "O Prémio da Vergonha!" Na verdade Sócrates (O maior incompetente de entre os engenheiros!) foi a desgraça de Portugal...

Joaquim Ferreira disse...

Olá... Estou de volta...
Sim. Para me indignar e questionar se este "Prémio da Vergonha" não correrá o risco de se perpetuar tal é a ânsia de alguns que gostariam de o ver transformado num "Prémio da Vaidade"... Desafio os leitores para que leiam e comentem o post Melhor Professor do Ano ou "O Prémio da Vergonha!". Visitem... Leiam, vejam, questionem e comentem... para quando o fim desta vergonha nacional instaurada pelos vaidosos e incompetentes socilistas. Criem o Prémio Carreira. Acabem com o Prémio "Melhor Professor do Ano".
os que inventarm o que designamos de "Prémio da Vergonha" foram os mesmos que maltrataram, desprestigiaram o papel dos professores, instauraram a competição (em vez dao enaltecimentod a competência!) destruiram o ténue reconhecimento social dos professores... Os mesmos que lançaram lama e entulho para as mentes dos pootugueses com mentiras (afirmando que não haviam avaliação de professores quando sabiam que ela existia e era tão injusta que acabaram com o acesso ao 8º escalão no governo de Guterres!) criaram este prémio vergonhoso cuja festa custou centenas de milhares de euros... Jamais esquecerei, nom momentod e votar, que foram os socialistas que lançaram sobre os professores a suspeita de falta de profissionalsimo e dedicação à causa educativa, que culparam os professores do fracasso das titubeantes, incoerentes e desastrosas políticas educativas que são as maiores responsáveis pelo fracasso escoalr... FDoram os socialistas que, depois de investirem centenas e centenas de milhares de euros do contribuinte a reformar e reequipar escolas as mandaram encerrar para juntar alunos como se de sardinha se tratasse... Foram os socialistas que lançaram o profissionalismo docente numa autêntica arena com paralelo no "circo romano" para que esta sociedade infestada de "animais esfomeados e sedentos de vingança" (como José Sócrates e Maria de Lurdes) os devorassem... Sim. Gente frustrada como estudante, com notas vergonhosas enquanto estudantes, com percursos sem história... chegou ao poder. E ansiaosos de se vingarem e culpabilizarem alguém pelo seu próprio fracasso, apontaram o dedo aso professores, acusamndo-os de mordomias (que nunca tiveram a não ser o de pagar a gasolina, o seguro, os pneus e o crédito do carro para poderem exercer nos lugares mais recônditos deste país atrasado a quem a Europa tentou dar uma mão em infraestruturas mas que os oportunistas sugaram tudo... e agora temos que pagar portagens!!...)
São estes frustrados que ocuparam a cadeira do poder à Boleia de um PR que lhes facilitou o assalto ao poder... E, incapazes de recolocar em andamento a máquina que deixaram apodrecer, decidiram culpar os professores (quizas por não lhes terem facilitado a vida e atribuído os diplomas a seu tempo) contornando obstáculos que os levaram a ser diplomados, futo da
versão experimental das "Novas Oportunidades" levada a cabo na Universidade Independente (que els mesmos mandaram encerrar depois de terem obtido o que desejavam!) ç
Como podem estes cidadãos incompetentes ultrapassar pela direita aqueles que em iguais circunstâncias, frequentando a mesma escola e na mesma época uma mesma turma, com os mesmos professores, e os mesmos recursos ...) demonstraram maior competência! Só no novo socialismo, no socialismo de Sócrates, no Socialismo Recauchutado... É este o triste destino de um país governado por incompetentes que mandam rumar para Norte quando o destino é o Angola; ordenam que sigamos rumo ao Sul (quando o destino é Inglaterra!) ou que naveguemos para Oeste (quando o destino é chegar a Roma, etc. etc.