quarta-feira, 30 de março de 2011

A COISA ESTÁ PRETA

Aproveitando a visita de Lula da Silva e da Presidenta Roussef a Portugal socorro-me desta expressão do português do Brasil, a coisa está, de facto, preta.
Os mercados, sempre os todo-poderosos e endeusados mercados, através do poder inexplicável das agências de rating, acabam de nos mandar para perto de "lixo", isso mesmo, lixo. Será curioso perceber como se movem estas agências de rating vendo, por exemplo, o documentário "Inside job" e tentar compreender como mantêm a capacidade de influenciar ou determinar o que quer que seja com um mínimo de credibilidade. Mas, como sempre deve ser a economia que eu, estúpido, não consigo entender. Entretanto a cada dia que passa parece cada vez mais provável a vinda de um pessoal chamado FMI que virá certamente defender os interesses dos mercados, eliminando essas minudências irrelevantes como apoios sociais e outros desperdícios.
O Banco de Portugal anuncia o desaparecimento de mais umas dezenas de milhar de empregos e um ano de 2012 em recessão, outra boa notícia.
Os discursos políticos, um boa parte deles, provavelmente também influenciados pelas classificações das agências de rating, são pouco mais que lixo traduzidas fundamentalmente em luta pelo poder.
Sabemos também que, apesar de alguma evolução, continuamos a ser o país da Europa com a taxa mais alta de Acidentes Vasculares Cerebrais sendo que os especialistas sustentam que a época de dificuldades que atravessamos potencia este tipo de casos. Considerando o que se prevê ser o futuro imediato a situação não é animadora ou, como coloquei em título, a coisa está preta.

Sem comentários: