sexta-feira, 11 de março de 2011

AUSTERIDADE

O dia de hoje foi marcado pelo fortíssimo sismo e tsunami ocorrido no Japão e pelo anúncio de mais um capítulo de uma narrativa em que entrámos nos últimos tempos que dá pelo nome de austeridade.
Uma primeira nota sobre a tragédia do Japão que, apesar de ser, muito provavelmente, o país mais preparado para enfrentar fenómenos desta natureza sofrerá certamente consequências absolutamente devastadores e não ainda conhecidas.
No que respeita à austeridade é já quase sem sobressalto que ouvimos novas medidas sob esta curiosa designação, austeridade.
Durante muito tempo, o termo austeridade era utilizado sobretudo como referência a uma qualidade percebida em algumas pessoas ou instituições. Um homem austero era alguém que se reconhecia como sério, discreto, sem excessos ou ostentações, probo, íntegro, etc. Na mesma perspectiva era vista uma instituição que merecesse a apreciação de austera.
Actualmente, austeridade é quase um sinónimo de sacrifício o que representa uma evolução curiosa. Sempre que são anunciadas medidas que se repercutem na vida da generalidade das pessoas tomadas sob o guarda-chuva da austeridade bem podemos preparar-nos para pagar mais ou receber menos.
O problema é que, muito provavelmente, todo este conjunto de medidas que em nome da austeridade nos são impostas, não nos vão tornar mais austeros, apenas mais pobres. Não é a mesma coisa.

1 comentário:

anónimo paz disse...

Não sou pela ABOLIÇÃO do capitalismo na acepção do substantivo feminino.

Mas penso que com o colapso do comunismo e o fim da guerra fria, o neoliberalismo avançou sem freios.O capitalismo perverso e especulativo, o dinheiro sem pátria, através das companhias multinacionais e nacionais (no nosso burgo há algumas) comanda o mundo. As economias de casino assentaram arrraiais.Cumpre ao estado corrigir em defesa dos mais fracos.
ACHAM que é o que acontece em Portugal?!
A lingua é viva, modifica-se (não estou a referir-me ao famigerado acordo) com o uso diferente; o prof. José Morgado diz que austeridade é quase sinónimo de sacrifício. Eu digo que nos tempos que correm neste País sempre adiado desde 1143, AUSTERIDADE é sinónimo de FOME.
Peço desculpa pelo desabafo e azedume.


saudações