quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

TODA A GENTE SABE LER

Quando oiço alguém, miúdo ou graúdo, que me diz que não sabe ler ou que conhece outro alguém que não sabe ler eu pergunto sempre, “ler o quê?”. O mais habitual é o meu interlocutor ficar um pouco embaraçado e mostrar que não percebe a minha pergunta.
Ainda tive o privilégio, já há alguns anos, de contactar com o Mestre João dos Santos, uma figura que merece referências que por injustiça e desatenção tardam. Uma vez, a propósito das questões da leitura e do saber ler, ouvi-lhe algo de que não mais esqueci, qualquer coisa como, “as crianças aprendem a ler desde que nascem, os livros um bocadinho mais tarde”. Na verdade, se bem atentarmos, toda a gente sabe ler.
Os bebés lêem muito bem as suas mães, tal como as mães sabem ler os seus bebés.
Os bons pais são os que melhor sabem ler os filhos e os filhos também vão sempre lendo os seus pais bem como tudo o que está à sua volta, leitura essa que com clareza os ajuda a compreenderem-se e a compreender o que está para além deles.
Na escola, como nas famílias, os bons professores são os que melhor conseguem ler os miúdos, os seus comportamentos, as suas dificuldades ou a sua alma. Os melhores alunos também lêem melhor tudo o que a escola lhes coloca no caminho, tenha letras ou não.
Por isto tudo, fico sempre mais apreensivo com quem não quer ler, letras, circunstâncias ou pessoas, do que com quem não sabe, ainda, juntar letras. Toda a gente sabe ler.

2 comentários:

Anónimo disse...

Taõ verdade e escrito de uma forma tão bonita.

Teresa

Zé Morgado disse...

Agradeço