quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PRENDER NÃO BASTA

O Relatório apresentado na Assembleia da República elaborado pela Comissão de Avaliação dos Centros Educativos e referido no Público, é absolutamente arrasador para o desempenho destes Centros destinados aos jovens delinquentes. Falta de recursos, desajustamento das respostas educativas e dos processos e áreas de formação escolar e profissional, desarticulação entre as equipas de reinserção e a Segurança Social da área geográfica de residência dos menores envolvidos, etc., são algumas das falhas encontradas o que não surpreende quem minimamente conheça esta realidade.
Este Relatório fornece a base explicativa para o facto de os dados que há algum tempo atrás foram divulgados pela Direcção Geral de Reinserção evidenciarem que cerca de 40% dos adolescentes internados voltam aos Centros ou às prisões após os 16 anos. Esta altíssima taxa de reincidência, mostra a falência do Projecto Educativo obrigatoriamente definido para todos os adolescentes internados. Este Projecto Educativo assenta em dois eixos fundamentais, formação pessoal e formação escolar e profissional. É neste âmbito que o trabalho tem que ser optimizado. É imprescindível que os meios humanos e os recursos materiais sejam suficientes para que se minimize até ao possível os riscos de reincidência.
Fica certamente mais caro lidar com a delinquência em adultos do que investir na qualidade dos Centros Educativos para que sejam, de facto, educativos.

Sem comentários: