terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O DESAPRENDER - Outro diálogo improvável

O Professor Velho, o que está na biblioteca e fala com os livros, cruzou-se no pátio da escola com a Sara e a Marta que vinham numa discussão muito acalorada.
Olá, estão bem?
Olá Velho, tudo bem. Escuta, a gente pode desaprender?
Se nós podemos desaprender, pergunta estranha essa Sara. Explica lá para ver se eu percebo.
A nossa professora anda a sempre a ralhar com a gente porque diz que nós desaprendemos as coisas que já sabíamos. E eu acho que ela não pode dizer isso.
Porquê Sara?
Então Professor Velho, se nós não sabemos alguma coisa é porque não aprendemos, se não aprendemos não podemos desaprender, não é?
Bom, vamos lá a ver. Nós podemos aprender alguma coisa e passado algum tempo já não nos lembramos do que aprendemos, por isso pode-se dizer que desaprendemos.
Não Velho, se me esqueço de alguma coisa que aprendi é esquecer não é desaprender. A gente pode estar agora aprender coisas contigo que ainda não sabemos, mas não podemos estar contigo a desaprender as coisas que já aprendemos. Por isso não existe desaprender.
Como é que eu te hei-de explicar Sara? Repara que …
Não vale a pena Velho, um dia ainda vais perceber que não se pode desaprender. Os professores são todos iguais, acham que sabem tudo e são teimosos.

Sem comentários: