quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

DISCUTIR O TERMÓMETRO NÃO BAIXA A FEBRE

E pronto, tinha de ser. Assente a poeira após as reacções aos resultados do PISA 2009, vêm as dúvidas. A escolha dos alunos e das escolas foi aleatória de acordo com as regras da OCDE e, portanto, podem considerar-se representativas e fiáveis do estado da arte da nossa população escolar de 15 anos ou, como algumas vozes afirmam, naquela forma de funcionar tão nossa e tão querida das práticas do ME deu-se um “jeitinho” na escolha das escolas e dos alunos?
A OCDE afirma não desconfiar dos procedimentos do ME e não divulga alunos e escolas por questões de confidencialidade, a Ministra afirma desconhecer os dados.
Sem informação transparente, que não sei se iremos conhecer, ficamos nas impressões, nas dúvidas, nos processos de intenção, na desconfiança, nos discursos achistas e tudologistas dos opinion makers, nas reservas face à fiabilidade dos resultados, nas posições decorrentes das agendas políticas ou corporativas dos vários actores envolvidos no universo da educação, enfim nada de novo no reino da educação.
Como tenho vindo a afirmar, mais do que esta cacofonia inconsequente importa pensar seriamente no que fazer para que tenhamos, de facto e sem equívocos, progressos nos resultados e competências dos nossos alunos. Deste ponto de vista, insisto na necessidade de alterações, que tardam, na organização e conteúdos curriculares, designadamente, no aumento dos tempos de trabalhos destinados ao português e à educação matemática, sobretudo nos 2º e 3º ciclos, três horas é manifestamente insuficiente.
Sem alterações substantivas nesta área, não adianta discutir o termómetro com que se mede a febre, esta não baixa.

4 comentários:

Fernando Martins disse...

Um Fio…?

Exmos. Srs.: Jornalistas:
Cansada de ouvir elogios aos resultados do PISA 2009, transcrevo abaixo carta com aviso de recepção enviada aos serviços centrais do PISA em Bruxelas, que questiona a seleção aleatória de alunos que deveria ter acontecido, e que nunca mereceu qualquer resposta. Na altura tentei também fazer chegar esta minha preocupação aos media, sem sucesso.
Confrontada com os resultados agora divulgados estou firmemente convencida que houve manipulação dos alunos selecionados, ou seja, estando o Ministério da Educação na posse informatizada das classificações anteriores dos alunos, selecionou os que entendeu por melhor. Desafio os srs. jornalistas a ir junto das turmas e dos alunos selecionados no 10º ano, na Escola ****************, em ************, confirmarem que as amostras escolhidas para serem analisadas estão longe de aleatórias; e junto do Secretariado do PISA confirmar se alguma medida de fiscalização foi tomada.
Possuo ainda o aviso de recepção.
Obrigada pela vossa atenção
.

Eis a carta:

“Lisbon, May 25, 2009
Subject: Portugal students selection for Pisa 2009
Dear Sir/Madam:
Having sent the email below on May 7th, and getting no answer, I’ve decided to write you to make sure that some checking procedures were taken to evaluate whether or not, students were chosen by chance, on the 10th grade, to perform Pisa tests 2009 in Portugal.
The reason why I’m writing directly to you, and not through any Portuguese authorities, is that the person chosen to lead Pisa process in Portugal is the same which is been widely criticized, by teachers organizations in subjects such as maths, physics, and Portuguese, over the last two or three years, because of lack of quality – specially scientific level of questions asked (too low) – of Portuguese internal nacional tests performed by GAVE (the organism this person represents).
This organism has actively manipulated internal tests results, and might be preparing to do the same to external tests, such as Pisa. Although this might improve Portugal image externally, it’s irresponsible and leads to disaster in productivity results and general achievements of future generations.
Kind regards,
********************************
.

From: ***********************
Sent: Thursday, May 07, 2009 4:00 PM
To: edu.pisa@oecd.org
Subject: Portugal students selection for Pisa 2009
Dear Sir/Madam:
My name is ******************** and I’m a teacher in a secondary level scholl in Portugal, in a city called ******************. The scholl name is *****************************
I teach to three of the six 10th grade classes where students where pick to do the Pisa test on April 29th. When I was consulting the list of students invited to do the test, I was surprised by the fact that none of the students where low level students, and more, in fact best students in each of the three classes where always invited. This made me wonder wether or not portuguese autorities where in fact respecting the instructions and procedures regardind students selection.
Considering Pisa is the only precious external evaluation of its type taken by portuguese school system, I would appreciate if the Secretariat could check that in fact random criteria where taken, and not, for instance, school results in the last school year.
Kind regards


in A Educação do meu Umbigo - post de Paulo Guinote

http://educar.wordpress.com/2010/12/14/um-fio/

Fernando Martins disse...

Exmos. Srs.: Jornalistas:
Cansada de ouvir elogios aos resultados do PISA 2009, transcrevo abaixo carta com aviso de recepção enviada aos serviços centrais do PISA em Bruxelas, que questiona a seleção aleatória de alunos que deveria ter acontecido, e que nunca mereceu qualquer resposta. Na altura tentei também fazer chegar esta minha preocupação aos media, sem sucesso.
Confrontada com os resultados agora divulgados estou firmemente convencida que houve manipulação dos alunos selecionados, ou seja, estando o Ministério da Educação na posse informatizada das classificações anteriores dos alunos, selecionou os que entendeu por melhor. Desafio os srs. jornalistas a ir junto das turmas e dos alunos selecionados no 10º ano, na Escola ****************, em ************, confirmarem que as amostras escolhidas para serem analisadas estão longe de aleatórias; e junto do Secretariado do PISA confirmar se alguma medida de fiscalização foi tomada.
Possuo ainda o aviso de recepção.
Obrigada pela vossa atenção
.

Eis a carta - ler o resto aqui:

http://educar.wordpress.com/2010/12/14/um-fio/

Joaquim Ferreira disse...

As falsidades dos dados do PISA ou das conclusoes que dele sao retiradas é, no mínimo, assustadora...! Quem faz este estudo mente com todas as letras do alfabeto. A mentira ultrapassa os resultados escolares... Vejam isto e comentem... Salários dos Professores na OCDE - Verdade ou Mentira ? Vale sempre a pena ter sentido crítico. A transparência é a arma que melhor combate a mentira...! Como bem se diz, contra factos não há argumentos (que resistam!).

Joaquim Ferreira disse...

Mas há mais... E muito mais... Estes afirmam o que lhes dá na real gana! E se os resultados servem para apoiar o partido do Governo, tanto melhor. Vejam. Onde estará o fundamento disto? Salários dos Professores na OCDE - Verdade ou Mentira ?
Conclusão.. Este Governo Socialista ou é composto por parvos ou querem fazer de nós parvos! Governo mente Sobre Salários dos Professores.