sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A REALIDADE NÃO É A PROJECÇÃO DOS SEUS DESEJOS

A Senhora Ministra no seu estilo materno-voluntarista garante que as crianças não serão prejudicadas pelos cortes orçamentais no ME.
Percebo que na forma portuguesa, e não só, de fazer política a Senhora Ministra queira entender que a realidade é a projecção dos seus desejos, algo que o comum dos mortais rapidamente aprende à saída da infância que assim não é. Não percebo porquê mas acham que as pessoas são tontas e que não entendem o que se passa à sua volta.
Num país com mais de seiscentos mil desempregados e com muitíssimas situações em que todo o agregado familiar está no desemprego, dois milhões de pobres, uma criança em cada cinco em risco de pobreza, cortes nos apoios sociais das famílias, alteração nos escalões dos apoios sociais escolares, situações conhecidas de carência alimentar testemunhadas pela intervenção de instituições sociais e autarquias, com crianças que um mês depois do início das aulas ainda não têm manuais como ontem a AMI referia na imprensa, etc., como pode a Senhora Ministra garantir que as crianças não serão prejudicadas, mesmo quando nos afirma que no orçamento do ME as verbas para acção social e educação especial não serão reduzidas. Ainda que assim seja, a questão continuava pertinente pois verifica-se um aumento de necessidades de apoio pelo que, provavelmente, a mesma verba não seria suficiente, aliás nunca o foi.
Certamente por ingenuidade, não consigo entender como é possível que alguém inteligente e conhecedor da realidade produza discursos que, obviamente, não correspondem à realidade e prestam mais um péssimo serviço à confiança na classe política além de que, mais grave, não assumindo os problemas não se investe seriamente na sua minimização.

Sem comentários: