quarta-feira, 10 de novembro de 2010

GOSTAVA DE TE ADICIONAR COMO AMIGO

O Público de hoje divulga alguns dados constantes de um Relatório sobre a utilização da Net em Portugal, designadamente no que respeita ao envolvimento e participação nas chamadas redes sociais. Desses dados releva a importância atribuída por muitos dos inquiridos a este dispositivos de relacionamento interpessoal.
Os indicadores revelados vêm ao encontro da minha experiência mais recente. Nos últimos tempos tenho andado francamente entusiasmado com a quantidade de pessoas que se me dirigem convidando-me para amigo e propondo-me a integração numa rede social. De facto, numa época em que nos referimos, aqui no Atenta Inquietude tenho-o feito com frequência, ao isolamento em que muita gente parece estar, surpreende-me a disponibilidade solidária com que tanta gente encara o risco de eu estar sem, ou com poucos amigos. A surpresa é tanto maior quando verifico que a esmagadora maioria dos convites vem de pessoas que não tenho ideia de conhecer de lado algum.
Já pensei que será gente que assumiu uma espécie de missão em regime de voluntariado na qual se empenham em oferecer amizade a eventuais necessitados. É bonito e cria uma ilusão de esperança na humanidade, afinal as pessoas continuam a empenhar-se na relação com o outro e a preocupar-se com a amizade.
Por outro lado, uma das fórmulas divulgadas "gostava de te adicionar como amigo" é particularmente feliz, eu acho. A ideia de ir somando amigos, chegando a centenas ou, quem sabe, a milhares, permite sonhos de popularidade e amizade nunca antes imaginados. Estou completamente rendido.
Por favor, não desistam de enviar a toda a gente, a mim também, as fantásticas mensagens que contêm os criativos e solidários "gostava de te adicionar como amigo" ou "tituxa enviou-te um Pedido de Amizade".
Bem-haja pela atenção.

1 comentário:

José Camacho disse...

Boa noite. A crescente importância das redes sociais está também a trazer novas formas de ameaça entre os adolescentes: "espera e vais ver o meu comentário no teu facebook" parece piada mas é uma ameaça real entre dois adolescentes. O cyber-bullying deverá ser um tema a requerer a nossa atenção, especialmente eu, que não não sou proficiente no que diz respeito às redes sociais "virtuais" e não estou especialmente informado do peso que elas podem ter na vida dos alunos.