quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A MENSAGEM

A Ministra da Educação entendeu por bem fazer a sua declaração "urbi et orbi" de início de ano lectivo novo dirigida aos alunos, professores e até (sublinho o até utilizado pela Senhora Ministra) aos pais.
Não compreendo o alcance desta iniciativa, tal como foi feita, mas entendo-o à luz do comportamento voluntarista "bem intencionado" e materno-moralista de Isabel Alçada.
Para além do conteúdo exclusivamente dirigido a alunos e cheio de banalidades que não captam os mais novos, designadamente pré-adolescentes e adolescentes, a que apenas terá faltado outro inédito conselho, "temos que ser amiguinhos, porque é muito bonito as pessoas darem-se bem" o registo utilizado, a voz e os trejeitos, fez-me lembrar as histórias contadas às crianças pequenas por quem julga que por serem pequenas são parvas.
Uma mensagem de ano novo poderia ter sido uma boa oportunidade para, dirigindo-se, de facto, também a professores e pais, aflorar de forma serena as alterações ocorridas, os seus objectivos, as dificuldades esperadas, os objectivos que se pretendem, etc.
Assim, nem uma boa iniciativa no campo do marketing político me pareceu.

Sem comentários: