sábado, 28 de agosto de 2010

O DESLUMBRAMENTO PACÓVIO OU ENTÃO ...

O recurso às novas tecnologias no sentido de desburocratizar e simplificar a relação do cidadão com a administração é, por princípio, um factor positivo.
No entanto, a sua progressiva utilização não pode deixar de considerar o grau de literacia informática da comunidade que pretende servir.
Vem esta introdução a propósito da decisão de apenas aceitar via internet as provas de recursos, que permitem manter as prestações e apoios da Segurança Social. Como é sabido as franjas de população beneficiárias destes apoios são também, o que não se estranha, as pessoas com mais baixos níveis de qualificação e, por consequência, com baixos níveis de literacia em matéria de novas tecnologias.
Esta decisão vem na linha de um certo deslumbramento pacóvio que o governo normalmente evidencia face às novas tecnologias em diversos campos.
A utilização inteligente do que de mais moderno podemos usufruir vai no sentido de resolver ou minimizar os problemas que sentimos, não para criar dificuldades. É verdade que actualmente muitos dos processos que correm via internet simplificaram a vida da generalidade das pessoas o que é de saudar.
Esta decisão, no mínimo estranha, ou pretende criar uma pressão enorme junto dos beneficiários que, sendo obrigados a fazer prova dos seus recursos para acederem ou manterem os apoios sociais, farão compulsivamente formação em novas tecnologias que poderão em seguida ser certificadas no Programa Novas Oportunidades ou … não, seria mau de mais, o governo espera que a iliteracia informática crie tantas dificuldades aos beneficiários que estes não conseguirão fazer prova e, assim, poupar-se-ão alguns euros o que não é pior.

1 comentário:

Joaquim Ferreira disse...

Sócrates: O Engenheiro dos Engenheiros... Sócrates julga que, lá porque andou a esbanjar (sem prova de rendimentos cabal e real) na distribuição de Magalhães a todos os alunos das escola que agora já todas as famílias sabem usar e têm em casa internet... É mais um absurdo destes inteligentes de meia-tigela que só chegaram ao governo porque temos um povo que nunca aprende... Se não exige documentos, a maioria vai mentir via internet. Se o governo não têm os dados para verificar, como os vai confirmar? É uma trapalhada. isto é mesmo um caos... Um país sem rumo. Sem tino... Venha lá o Tino de Rans pois é um verdadeiro socialista que dificilmente teria ideias tão estúpidas... ? Vejam ferreirablog.blogs.sapo.pt/34174.html. e leiam "Sócrates e o Descrédito Total do Ensino Superior! . Estamos num país onde se aplaude o chico-espertismo. Não admira que nos afundemos! ferreirablog.blogs.sapo.pt/31757.html" Quando o Destino é o Abismo...