quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CRÓNICAS DA PRAIA - A que horas abre a praia?

De vez em quando envolvemo-nos em situações que apesar de uma grande simplicidade, carregam pelo inesperado ou pela circunstância, dimensões de graça e boa disposição que quando contadas provavelmente perdem, mas que ao acontecer nos deixam perplexos. Ainda assim corro o risco de partilhar convosco uma dessas situações.
No Verão, o meu grupo de corrida tem por costume em alguns dias aproveitar a baixa mar e o areal duro para ir fazer o treino para a praia numa espécie de três em um, varia-se o local de corrida, apanha-se sol e no fim temos duche fresquinho.
Num dos dias que fomos, a hora da maré obrigou-nos a começar o treino bastante cedo, pouco passava das sete, é verdade, os doidos das corridas têm destas coisas. Não sendo rapaziada de longa duração por volta das nove a função estava terminada, hora e picos de treino, banho e secagem, de modo que viemos embora.
Ao sair da praia cruzávamo-nos com as pessoas que, naturalmente, começavam a chegar. Uma delas, um velhote com ar de boa gente, com um chapéu de sol às costas, olha para o nosso grupo, compõe um ar admirado e pergunta, "Eh companheiros, então a praia ainda está fechada?!".
Ainda procurámos inventar uma resposta ao mesmo nível mas o velho seguia já o seu caminho em direcção à praia, já aberta é claro. Viemos a rir até aos carros e até as pernas pareciam pesar menos. Há pessoas assim, fazem magia, dizem qualquer coisa e a gente sente-se melhor.

1 comentário:

Dulce Bregas disse...

Bolas...que simplicidade...que me faria sorrir também!
Muitos idosos têm uma maneira de contar as coisas que me apaixonam,há pessoas velhas de espírito(o que odeio)e depois há a doçura dos anos,dos 80,dos 90 e aquele brilho no olhar...perco-me nas suas histórias!
Que saudades do meu avô...
Beijinho e obrigada por esta partilha tão docinha!