quinta-feira, 22 de julho de 2010

O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Segundo o CM a Confap vai propor ao Ministro Mariano Gago a revisão do papel dos exames nacionais do ensino secundário no acesso ao ensino superior.
Parece-me positivo alterar o sistema em vigor contra o qual me pronuncio há muito.
Os exames nacionais destinam-se, conjugados com a avaliação realizada nas escolas, a avaliar e certificar o trabalho escolar produzido pelos alunos do ensino secundário e que, obviamente, está sediado no ensino secundário.
O acesso ao ensino superior é um outro processo que deveria se ser da responsabilidade do ensino superior e estar sob a sua tutela.
A situação existente, não permite qualquer intervenção do ensino superior na admissão dos seus alunos, a não ser a pouco frequente definição de requisitos em alguns cursos, o que até torna estranha a passividade aparente por parte das universidades sempre tão ciosas da sua autonomia. Parece-me claro que o ensino superior fazendo o discurso da necessidade de intervir na selecção de quem o frequenta não está interessado na dimensão logística e processual envolvida.
Os resultados escolares do ensino secundário deveriam constituir apenas um factor de ponderação a contemplar nos processos de admissão organizados pelas universidades como, aliás, acontece em muitos países.
Sediar no ensino superior o processo de admissão minimizaria muitos dos problemas conhecidos decorrentes do facto da média do ensino secundário ser o único critério utilizado para ordenar os alunos no acesso. Todos nós conhecemos os clássicos exemplos de alunos que se dirigem a medicina porque as suas altíssimas notas assim o sugerem, acabando por reconhecer não ser esse o seu caminho e, por outro, um potencial excelente médico que deixará de o ser porque por três vezes ficou a décimas da média de entrada.
Veremos a reacção da tutela do ensino superior à proposta da Confap.

1 comentário:

Antonio Costa disse...

Não posso deixar de estar de acordo com a proposta apresentada. Não faz qualquer sentido que, a instituição de ensino que vai receber o aluno, não tenha nada a ver com o processo de entrada do mesmo nos cursos a que se candidata.