quinta-feira, 29 de julho de 2010

EU QUERIA PERCEBER

Atentemos em alguns dados hoje divulgados no DN. No primeiro semestre de 2010 BCP, BES e BPI tiveram lucros de 544.9 milhões de euros, mais 62.2 do que em igual período de 2009, qualquer coisa como 3 milhões por dia. No mesmo período, os três bancos pagaram de impostos 33.8 milhões contra 108.6 milhões pagos de impostos no ano passado, ou seja, os lucros subiram 12%, mas pagam de imposto menos que um terço do valor do ano que passou. Sim, estou a transcrever bem, o lucro subiu 12% mas o imposto pago baixou, correspondendo a qualquer coisa como 6% dos lucros.
A notícia acrescentava algumas declarações de especialistas procurando esclarecer como é que mais lucro se traduz em menos imposto pago, situação que para qualquer de nós, trabalhadores por contra de outrem, dificilmente se verifica, creio.
Não sou particular conhecedor dos meandros da economia, sou apenas um cidadão minimamente informado que paga impostos, muitos impostos, que sofreu recentemente aumentos no IRS e no IVA e não consegue entender como os impostos pagos pela banca são obscenamente mais baixos que os dos cidadãos com rendimentos médios.
Não consigo perceber o discurso da distribuição dos sacrifícios e da necessidade de hipotecar apoios sociais e de aumento das receitas do estado assente na receita habitual, imposto sobre o rendimento do trabalho e no consumo e, caso do consumo, tratando da mesma forma quem mais pode e quem menos pode.
Não consigo perceber muito bem como é que a banca precisa da protecção, ajuda e garantias que se sustentam com os nossos impostos, apresenta lucros significativos e paga bem menos imposto que nós. Sabemos também que quando o dinheiro fica mas caro para os bancos, é o cidadão que paga, por exemplo através do aumento dos spreads.
Mas não vou ser capaz de perceber, nunca.
É a economia, estúpido. Estou cansado de saber.

1 comentário:

Dulce Bregas disse...

Bolas,nem eu percebo...Andamos ás voltas,e quem sofre é o pequenito.
Os bancos cada vez têm lucros maiores,e cada vez facilitam menos ás famílias.Querem crianças num país envelhecido,no entanto um casal com 2 filhos que queira vender o seu T2 e mudar para algo com mais espaço,não é concedido empréstimo,ou então ficam estrangulados com o valor das prestações...pé de meia???Que é isso quando nos pedem centenas de euros para livros escolares,isto mesmo tendo escalão A???Estou francamente assustada,ter dois filhos é deveras uma aventura muito arriscada,muito mais do que qualquer outra coisa...:(