quarta-feira, 7 de julho de 2010

BOAS FÉRIAS MIGUEL

Ao fim da tarde e como frequentemente acontece quando dá notícia de que andamos no quintal apareceu o meu vizinho Miguel a espreitar. O Miguel é um rapaz de 7 anos que por vezes com a companhia do irmão fica de conversa connosco e expressa uma enorme amizade para com o meu cão Faísca.
Mas o Miguel que sempre aparece com a cara sorridente hoje não estava bem. Tinha ido à praia e ficou mal disposto cansado com o calor, disse. Mais uma vez fiquei a pensar como se sofre nas férias.
A partir de Junho as praias da Costa da Caparica são invadidas por centenas de autocarros e carrinhas transportando miúdos das mais diversas origens e destinados a passar uma deliciosa manhã de praia. Os outros utilizadores têm a simpática e tranquila companhia destes bandos que ocupam literalmente o areal.
A coisa parece ser divertida, correr bem, mais areia, menos salto, mais mergulho, menos escaldão.
Ao fim da manhã, quando chega a hora da retirada o ar feliz dos miúdos é contagiante. Arrastam-se penosamente com as mochilas às costas pela areia. Pode observar-se uma espécie de jogo de praia em que os mais novitos são arrastados por solícitos amigos ou impacientes monitores e espalham-se para dentro dos autocarros e carrinhas que em mais uma agradável e amassada viagem os devolve à precedência. Quando se olha para dentro dos autocarros e carrinhas é extraordinário notar o ar feliz e de férias relaxantes que os miúdos trazem.
Com o calor destes últimos dias a coisa fica um bocado mais para o reconfortante, por assim dizer.
Por isso, o Miguel dizia mesmo a sério, “amanhã não vou à praia, fico com a minha avó”. Boas férias Miguel.

Sem comentários: