sexta-feira, 25 de junho de 2010

VAIS SER UM HOMENZINHO

Nos tempos em que era miúdo, os adultos, sobretudo pais e professores, usavam com muita frequência uma expressão que de vez em quando recordo, "para ser um homenzinho" ou, na óbvia versão feminina, "para ser uma mulherzinha". Tais expressões constituíam no seu entendimento um dos grandes estímulos e incentivos ao bom desempenho escolar e, ou, ao bom comportamento definidos como requisito fundamental para se ser "alguém", um "homenzinho" ou uma "mulherzinha".
Como é evidente, para muitos de nós, tais fórmulas não eram particularmente apreciadas mas, sobretudo no que respeita a estudar, os poucos de nós que continuávamos para além da escolaridade obrigatória, percebíamos gradualmente como a escola nos leva ao futuro, ou seja, quando espreitávamos para diante, conseguia-se, com algum esforço é certo, vislumbrar lá bem à frente o "homenzinho" que poderíamos ser.
Hoje, tempos mais sofisticados ou na versão do meu sobrinho quando era pequeno, mais sofistificados, falamos de "projecto de vida" ou de "imagem criadora de futuro" algo que, mais do que nunca, é fundamental construir e perseguir.
Neste processo a escola, agora para todos, não só para alguns, tem o papel principal. Sem a escola não se chega a "homenzinho" ou a mulherzinha", não se constroem projectos de vida viáveis e positivos.
Se fizermos a experiência de inquirir adolescentes sobre o que vislumbram quando espreitam lá bem para a frente, ficamos assustados com a quantidade de nadas que obtemos como resposta. Estas nadas não são, naturalmente absolutos, são feitos de incertezas, de perplexidade e de algum receio.
Por isso a escola, não só a escola, mas muito a escola não pode falhar na sua missão central junto dos miúdos, de todos os miúdos, construir o futuro. Tal responsabilidade exige de toda a gente que proteja a escola, não destrate a escola, cuide da escola e exija da escola.
Os homenzinhos e as mulherzinhas agradecem.

1 comentário:

Sandra Morato disse...

Os Homenzinhos e as Mulherzinhas para chegarem à escola e existirem na escola como cultura, ou valor consolidado rumo à construção de um projecto de vida, tem de começar a ser criados, ensinados, educados, orientados em CASA. Aqui é o princípio, o pilar de tudo mais na vida. Não sou psicóloga, sou apenas mãe, se Deus quiser de duas mulherzinhas, uma sem e outra com NEE (Sindrome de Down). Bem Haja!