quarta-feira, 30 de junho de 2010

O AR CONDICIONADO

Quando chega um calor mais áspero com diz o Velho Marrafa lá do meu Alentejo, a minha consciência ecológica fica pesada pois deixo-me tentar, quando posso, pela frescura do ar condicionado. Procuro descansar a culpa com a pouco habilidosa ideia de que não simpatizo com fundamentalismos.
No entanto, se olharmos com alguma atenção para o que gira à nossa volta, repararemos que o ar nem sequer é o que de mais condicionado temos.
O acesso à saúde em tempo útil está para muita gente condicionado à sua disponibilidade económica o que também se verifica, aliás, com o sistema de justiça que evidencia uma administração de justiça condicionada ao estatuto económico e social do cidadão envolvido.
Existem milhares de miúdos e adolescentes com o bem-estar condicionado por maus tratos ou negligência de origens diversas.
O envolvimento cívico dos cidadãos está fortemente condicionado pelas regras definidas pela partidocracia vigente que dificilmente aceita iniciativas fora da tutela dos aparelhos e interesses partidários.
Os níveis de bem-estar e desenvolvimento da maioria é claramente condicionado pelos modelos económicos e de desenvolvimento que privilegiam os interesses de uma minoria.
Como vêem, o ar condicionado, não é o único bem que temos condicionado, é fresquinho e logo haviam de descobrir que é um atentado ecológico.

Sem comentários: