terça-feira, 4 de maio de 2010

O TEMPO DAS PROMESSAS

Este ano o tempo das promessas coincide praticamente com o mês de Maio. É o momento do calendário escolar em que se jogam todas as decisões sobre o sucesso do ano lectivo. Sabemos que uma boa parte dos alunos irá encarar com serenidade os últimos testes que os setores elaborarão antes de acabar o 3º período. Alguns outros, também conhecidos, cumprirão o calendário exactamente nessa perspectiva, cumprir calendário, ficando a aguardar por Novas Oportunidades de assim continuar.
Muitos outros, com ou sem explicações de última hora, tentarão evitar o "chumbo". É também este grupo o grande destinatário das promessas dos pais que genericamente começam por "Se passares dou-te ...", sendo a frase completada segundo as motivações de cada aluno e as posses de cada pai.
É um altura boa para se renovar o pedido de algo mais desejado e que os pais, num arrebate de preocupação e incentivo, se apressarão a aceitar e a prometer.
Estrategicamente, a época das promessas permite ajudar a atravessar o deserto até ao espírito natalício, a outra época das prendas a pedido.
Ainda me lembro, por favor não se riam, de ter obtido do meu pai num improvável desvario, a promessa de me deixar usar cabelo comprido se não chumbasse no 5º ano do liceu, isto, é claro, há umas dezenas de anos. Eu passei, mesmo no limite, e diverti-me durante uns largos meses, mais com o desconsolado ar do meu pai a olhar para mim, do que a gozar o meu novo look de tipo Jimi Hendrix que acabou por me chatear.
De qualquer forma, a miudagem pode aproveitar este momento particular de vulnerabilidade dos pais, esforçar-se um pouco e, num dois em um, passam o ano e recebem a promessa. Os pais são das poucas pessoas que ainda cumprem promessas.

Sem comentários: