sexta-feira, 7 de maio de 2010

A HISTÓRIA DO LESMA

Em miúdo, mais miúdo é claro, o hábito de criar alcunhas era bastante frequente e acontecia a propósito das mais variadas razões. Muitas vezes a alcunha, seja pelo som, pela graça ou pela apropriada designação, entranhava-se na relação, substituía o nome e acontecia até que algum tempo depois já nem o recordamos. Foi o caso do Lesma, um colega de escola de quem já não lembro o nome, passou a ser o Lesma. A elegante designação foi-lhe pela primeira vez atribuída por um dos professores e nunca mais se livrou.
O Lesma foi a pessoa mais vagarosa, mais tranquila, mais sem pressa que alguma vez conheci. Era o último a chegar a qualquer lado, sempre com ar de quem era o primeiro e a tempo. Em qualquer tarefa ou jogo, coisas da escola ou brincadeiras fora da escola o Lesma era exasperante, sempre sem pressa, sempre o último.
Até a falar o Lesma era vagaroso, demorava um tempo que nos parecia infindo a acabar uma frase que todos já adivinhávamos.
Hoje em dia, a vida acelerou-se, inventámos o stress, o para ontem, o temos que fazer tudo e rápido, não podemos perder tempo, etc. e o tempo tornou-se um bem de primeiríssima necessidade que quase ninguém tem. Quase ninguém está, vai ou vem com tempo. Como reacção a este estilo de vida têm vindo a surgir movimentos e ideias que direccionados para diferentes áreas de funcionamento têm de comum a intenção de abrandar o ritmo. A palavra chave emergente é "slow", na alimentação, nas actividades de lazer, nos locais de trabalho. Multiplicam-se as ofertas mais ou menos exóticas, mais ou menos criativas, mas todas apostando nas milagrosas virtudes do "slow".
Neste contexto, tenho-me lembrado frequentemente do Lesma, era um visionário, o primeiro que conheci e que só mais tarde reconheci.

Sem comentários: