quinta-feira, 20 de maio de 2010

DE PEQUENINO É QUE ...

De vez em quando, mesmo no meio dos problemas aparece algo de positivo que vale pena sublinhar e divulgar.
O Público informa que o Programa de Intervenção Precoce na Infância no Alentejo, que apoia cerca de 2400 crianças com deficiência ou problemas de desenvolvimento e respectivas famílias, recebe hoje, em Genebra, um prémio da Organização Mundial de Saúde (OMS).
É consensual que em crianças com sérios problemas, deficiência ou alterações no seu desenvolvimento, a intervenção precoce pode fazer a diferença entre um projecto de vida mais positivo e um destino sem oportunidades que envolve de forma dramática as famílias.
É interessante que mesmo numa região em que habitualmente são apontadas carências e dificuldades, o Alentejo, é possível promover bom trabalho e eficaz.
O que me parece também de sublinhar, sobretudo porque vivemos num país quintalizado, em que os donos dos quintais, ciosos das suas competências e pequenos poderes, dificultam a cooperação e a conjugação de esforços, o Programa de Intervenção Precoce envolve os Ministérios da Saúde, da Educação e da Segurança Social.
Curiosamente e espelhando a cultura que nos envolve, esta notícia quase não é objecto de comentários. Sinais dos tempos, já não somos capazes de ver coisas positivas.

Sem comentários: