terça-feira, 23 de março de 2010

UM MIÚDO CHAMADO TRISTE

Era uma vez um miúdo chamado Triste. Como sabem, as pessoas que se chamam Tristes não são parecidas com as pessoas que têm outros nomes. Este miúdo, o Triste, também não era assim muito parecido com os outros miúdos lá da escola. Não falava tanto como os colegas, nas aulas estava tranquilo, realizava sem sobressaltos as tarefas que lhe pediam e os resultados ficavam-se pelos mínimos. Não era muito amigo de brincadeiras, no recreio, aconchegava-se a um canto e ficava a observar os outros. Não se percebia muito bem se não se aproximava por não querer, não gostar ou outra qualquer razão.
Mas o que verdadeiramente era diferente no Triste em relação aos outros miúdos era o seu olhar. Só estando perto dele é que se percebia, os seus olhos pareciam ainda mais tristes que o seu nome. Como as pessoas, pequenas ou grandes não se aproximavam muito do Triste não percebiam como tristes eram os seus olhos.
Um dia, o Professor Velho, o que está na biblioteca e fala com os livros, aproximou-se devagar e sentou-se ao lado do Triste sem dizer nada. O miúdo olhou-o mas também nada disse.
Alguns minutos depois o Triste disse "Não dizes nada Velho". "Estou a pensar" disse o Velho no seu jeito manso. "Em mim?", perguntou o Triste. "Sim, em ti. Queres falar sobre o que estou a pensar?".
"Não. Não gosto de Tristes. Como toda a gente". Disse o miúdo chamado Triste ao mesmo tempo que se levantava.

Sem comentários: