segunda-feira, 8 de março de 2010

O TRÁFICO COMBATE-SE, O CONSUMO TRATA-SE

Num tempo que tem estado pouco propício a boas notícias, é positivo saber que a situação global do país no que respeita ao consumo de drogas está a melhorar.
Um dado bastante significativo hoje divulgado é de que, actualmente, estão em tratamento cerca de 35 000 toxicodependentes o maior número de sempre em situação terapêutica. É de registar.
Parece-me também de sublinhar que, contrariamente às teses catastrofistas de que a descriminalização do consumo faria com que este aumentasse exponencialmente, tal situação não parece estar a acontecer.
Este cenário vem ao encontro da ideia de que para problemas novos, as soluções não podem ser só as do costume, ou seja, para problemas novos soluções novas. Como exemplos recentes destas mudanças tivemos a questão da interrupção voluntária da gravidez e o casamento entre pessoas do mesmo género.
Uma sociedade em mudança carece incontornavelmente de ajustamento nos seus quadros legais. As mudanças nos valores e nos estilos de vida, exigem essas alterações a que dificilmente escapamos sem custos elevados.
Este parece ser o caminho correcto, o tráfico combate-se seriamente e com punição pesada, o consumo previne-se e, quando necessário, trata-se.

1 comentário:

Ana disse...

Ipsis verbis!
E assim, o mundo vai caminhando, aliás, como sempre caminhou!

Bem haja
Ana