segunda-feira, 29 de março de 2010

O QUE A GENTE ALCANÇA

Ontem ao fim da tarde no meu Alentejo, num fim de semana sem água que permitiu mandar as batatas para a terra pela qual já ansiavam, assim diziam os grelos já bem visíveis, era tempo das lérias. Já de manhã, enquanto apanhava os espargos para as migas, tinha recebido a visita do meu amigo António, veio ao monte cumprir uma promessa antiga, uma garrafa de um tinto especial, e as promessas são para se cumprir, assim entende o meu amigo António que, por isso, não tem a classe política em grande conta. Ficámos um tempo de conversa e a tentar perceber porque é que este ano, apesar da água, se encontram muitas carrasquinhas mas poucos catacuzes. É pena, porque são uma delícia, experimentem.
Voltando às lérias do fim da tarde com o Velho Marrafa, comentávamos o abalo que a terra tinha sofrido e como achamos que somos tudo e afinal não somos nada, a terra estremece, ouve-se aquele ronco vindo do fundo e tudo fica tão maior que nós.
A conversa andava por aí, o que a gente é capaz de saber e de fazer, até onde somos capazes de chegar, qual o limite ou melhor, os limites. Conversa que, como podem imaginar, tem um fim altamente previsível, isto é, não tem fim. No entanto, as histórias têm que ter um fim, uma história sem fim não é uma história, é assim uma estrada para lado nenhum e o Velho Marrafa mais lúcido que eu encontrou o fim para a nossa narrativa.
Disse ele, que não há longe nem perto, nem comprido nem curto, "o que a gente alcança é o que é curto, é o que está perto, não podemos é parar". De alcançar, digo eu.
O Velho Marrafa tem razão como, quase, sempre. Antes de descobrir o meu Alentejo não sabia o que era um espargueiro e nunca tinha ouvido falar em catacuzes e carrasquinhas que agora estão tão perto, no prato.

3 comentários:

Anónimo disse...

Catacuzes - Nome científico: rumex bucephalophorus. Planta da família das poligonáceas. É frequente nos solos ácidos de Portugal e região mediterrânea. São parasitas do Trigo e encontram-se ao redor das Searas. Excelentes para aromatizar guizados e Cozidos.

Carrasquinhos (ou carrascos) - Muitas espécies vegetais são muito atreitas a solos ricos em carbonatos (derivados de calcários) ; é o caso de arbustos como o carrasco (Quercus coccifera) da família dos cactos. Utilizam-se em culinária apenas os caules tenrinhos e depois de lhes serem retiradas as folhas agressivas.

Só você para atiçar a curiosidade de uma pessoa...

Anónimo disse...

A explicação de cima veio de http://correio-mor.blogspot.com/2007/02/catacuzescarrasquinhosespargos-e-azedas.html

Zé Morgado disse...

Meu caro, agradeço a demonstração do que é uma rede social.