terça-feira, 16 de março de 2010

NÃO GOSTO DA ESCOLA, GOSTO MAIS DA PRAIA

Nestes dias em que o sol voltou mostrar-se o Professor Velho, aquele que está na biblioteca e fala com os livros, gosta de se aquecer um pouco ao intervalo da manhã, ao mesmo tempo que vai olhando para a miudagem. É claro que eles também reparam que o Velho está por ali e, de vez em quando, dá para uma conversa, Foi o que aconteceu com o Miguel.
Olá Velho, estás a descansar?
Estou a aquecer-me ao sol como as lagartixas e tu?
Não gosto da escola, estou farto, gosto é da praia.
Não gostas da escola! Explica-me lá uma coisa, o que é a escola?
Estás a brincar, então a escola é ... matérias chatas que não interessam a ninguém e trabalhos difíceis. Não gosto.
Parece-me que estás a esquecer-te de algumas coisas. Tens amigos cá na escola?
Tenho, muitos até.
Isso também é escola e acho que disso gostas. Há algumas das coisas que fazes cá na escola como desporto, brincar, meteres-te com os outros e até alguns dos trabalhos de algumas disciplinas que me parece que gostas, não é verdade?
Sim, de algumas coisas gosto.
Isso também é escola. Gostas de alguns dos professores cá da escola?
Claro, alguns são fixes.
Isso também é escola. Eu trabalho há muitos anos na escola e existem coisas de que gosto, conversar contigo, por exemplo, e outras que são, como vocês dizem, uma seca, por exemplo preencher uma mão cheia de papéis. Tudo junto gosto de cá estar e tu até vais estar cá na escola muito menos tempo que eu. Diz-me outra coisa, então gostas mesmo de praia não é?
É, gosto muito de ir para a praia, porquê?
E do caminho para chegar à praia?
Às vezes é uma seca, engarrafado, cheio de carros, mal se pode andar, demora-se muito tempo, mas não percebo.
A escola, às vezes, é como o caminho para a praia, tem coisas chatas e de que não se gostam, mas é a única maneira de chegar à praia. Só tens que tentar perceber a que praia a escola te leva.

Sem comentários: