terça-feira, 15 de dezembro de 2009

OS BISCATES

Uma das notícias pequenas que me chamou a atenção na imprensa de hoje refere que os serviços de inspecção da Segurança Social detectaram cerca de 36 000 falsas baixas, pessoas que estando em condições de trabalhar beneficiavam de baixa médica. Este dado significa que um em cada seis indivíduos inspeccionados estaria nestas condições.
Embora creia que não será um exclusivo português, a baixa não justificada faz parte da nossa vida. Desde sempre me lembro de pessoas que toda a gente sabia estar de baixa e andavam nos biscates. Curiosamente, sendo pessoas que estavam a meter a mão no nosso bolso eram vistas pela vizinhança com indulgência e até mesmo com alguma admiração disfarçada. É um exemplo típico do xico-espertismo empreendedor, somos mal pagos, arranjamos uma “doençazinha” e andamos ao biscate.
Em bom rigor é tudo uma questão de escala. Os exemplos de xico-espertismo, de esquemas, de fraudes, de corrupção, de manhosice, estão tão presentes em camadas mais elevadas em termos sociais e económicos que os nove milhões e meio de euros que esta inspecção faz poupar são apenas trocos na realidade portuguesa.
A questão é que a eficácia nas acções inspectivas apenas parece melhorar ao nível dos pequenos “pilha-galinhas”. O combate às situações bem mais graves será pensado através da criação de 27 comissões, 25 grupos de trabalho, 5 observatórios que depois de concluídos os seus trabalhos produzirão Relatórios com propostas de intervenção que serão analisadas em 5 comissões e 14 grupos de trabalho interministeriais. Findo este processo, desencadear-se-ão iniciativas legislativas que correrão no Parlamento através do trabalho e acompanhamento das respectivas comissões especializadas.
Pois.

Sem comentários: