terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O QUEIXINHAS

Existem figuras nos grupos de crianças e adolescentes que são universais e de todos os tempos. A figura do Queixinhas é uma dessas. Todos nós nos cruzámos com algum ou alguns Queixinhas. Quase sempre são figuras antipáticas de quem o grupo não gosta e lhes faz sentir isso, até com dor forte. Por outro lado, a realização das queixas torna-os ainda mais antipáticos ao grupo o que alimenta um círculo dificilmente quebrável.
O Queixinhas é um sofredor, sofre porque se julga maltratado, muitas vezes é mesmo maltratado, e sofre porque, no fundo, não gosta de si, ninguém gosta de ser um Queixinhas.
Actualmente com a mudança de valores acontece cada vez mais que o Queixinhas tenta não ser um queixinhas, tem medo e facilmente é ainda menos bem tratado. Acontece então que o Queixinhas passa a viver do avesso, ou seja, só se queixa para dentro e procura disfarçar para fora. Tal situação leva o Queixinhas a sofrer ainda mais porque dificilmente obtém ajuda, primeiro porque não se queixa e, segundo, porque não estando nós atentos, não se percebem os sinais, as queixas são feitas para dentro produzindo um enorme mal-estar que afecta muitíssimas crianças e jovens.
Acho que, embora ninguém goste de Queixinhas, todos nós deveríamos estar particularmente atentos às queixas, as que os miúdos fazem para fora, mesmo quando parecem inócuas ou exageradas, e às que fazem para dentro, que nem sempre são muito visíveis.

Sem comentários: