sábado, 28 de novembro de 2009

UMA COISA BOA

Desculpem lá, sei que não vos interessará particularmente mas não posso deixar de partilhar isto convosco. Há algo que não está em crise, que corre bem, as oliveiras do meu Alentejo nunca deram tanta azeitona como este ano, e boa.
No meio da turbulência em que se transformou e transformaram o país é um descanso para os olhos ver as oliveiras tão carregadas e a azeitona excelente.
O lagar da vila de vez quando tem que parar para poder processar toda a azeitona que vai chegando. Não sabemos como vai render em azeite e não quero estar a pensar em como o mercado fica enviesado pelo azeite dos olivais intensivos que certamente produzem mais, mas não produzem melhor.
Hoje, enquanto não volto ao lagar ao fim da tarde para nova entrega e mais umas lérias com o pessoal que não pára de comentar a quantidade e a qualidade da azeitona, só me apetece pensar nisto.
Agora ao almoço cabem as que foram retalhadas há umas semanas e que estão uma delícia.
Também vos posso dizer que finalmente a chuva chegou ao meu Alentejo durante a semana e os campos já se riem sem sede, as nascentes ainda não, mas tenho esperança, como diz a moda cá do Alentejo.

1 comentário:

Maria Ribeiro disse...

ZÉ MORGADO: adoro as vossas azeitonas, tiradas à mão do pote...
ESTOU FELIZ POR TER CHOVIDO AÍ...A ÁGUA É VIDA ...!
BEIJO DE LUSIBERO