segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A SAÚDE E OS LIVROS, BENS DE PRIMEIRA NECESSIDADE

O saber popular costuma afirmar que de pequenino se torce o pepino. Sabendo nós como os hábitos de leitura estão pouco presentes nas nossas famílias, parece interessante e merece divulgação o Projecto em desenvolvimento no âmbito do Plano Nacional de Leitura em parceria com a Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral e a Sociedade Portuguesa de Pediatria. Este Projecto durante o ano passado mobilizou 121 Centros de Saúde e 731 médicos de família envolveu 18 400 crianças entre os seis meses e os seis anos.
Durante as consultas de rotina e ao mesmo tempo que se cuida do desenvolvimento é fornecido às crianças e famílias material de leitura que visa familiarizar o agregado com estes materiais e estimular a sua utilização. Alguns profissionais referem o impacto positivo registado nas crianças e nas práticas e atitudes familiares e até mesmo no decorrer das próprias consultas.
Parece-me o tipo de iniciativa interessante e que se justifica ser divulgada e multiplicada. Não requer meios sofisticados nem dsipositivos especiais, apenas materiais de leitura adequados às idades das crianças e uma atenção dos profissionais de saúde a estas questões.
Como referimos, os estudos mostram que os hábitos de leitura em família são baixos e programas desta natureza podem ser formas eficazes de promoção desses hábitos.
Gostava ainda de sublinhar a associação dos livros e da leitura aos cuidados básicos de saúde e desenvolvimento, finalmente.

Sem comentários: