quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O MIÚDO QUE NÃO SABIA SURFAR

Um dia destes, o Professor Velho, o que está na biblioteca e fala com os livros, estava na sala de professores a aquecer-se com o inevitável chá quando apareceu a Professora Maria.
Olá Maria, queres partilhar o chá?
Olha Velho, tenho uns minutos, aproveito e falo-te do Mário. Ando preocupada com ele. Parece-me assustado, desassossegado, está pouco atento. Ele é esperto mas como está com pouca atenção, fala muito com os colegas, acaba por não aprender em condições, umas vezes até parece que sabe e um dia depois já se varreu o que parecia saber.
Que mais sabes dele?
A vida lá em casa parece complicada, o Mário não fala muito disso, o pai está desempregado e a mãe também está com problemas, disse-me a mãe da Sara. O Mário é também uma criança muito inquieta com o que está à volta dele.
Ele vai ter que aprender a fazer surf.
Surf?! Estás a brincar Velho.
Não Maria. O mundo à volta do Mário anda muito agitado e ele é apanhado pelas ondas dessa agitação. Como ainda não sabe apanhá-las acaba por ser enrolados no meio delas e daí o desassossego. Ajuda-o a saber surfar.
Eu não sei surfar.
Sabes, os bons professores como tu são capazes de perceber as ondas que se formam nos mares dos miúdos. E entendendo as ondas fica mais fácil pensar como ajudá-los a lidar com elas sem se afundarem, ou seja, tu podes ser a prancha na qual ele surfa as ondas até se aguentar melhor sozinho.

2 comentários:

*Sandra* disse...

Desde já os meus parabens pelo blog e pelo seu conteudo fabuloso. Adorei ouvi-lo em público e é bom ter uma base de trasmissão dos seus pensamentos que reflectem muito bem a realidade dos dias de hoje, mas que muitas vezes nem paramos para pensar em certos aspectos do nosso quotidiano, que por muito banais que nos pareçam, não é suposto estarem a acontecer.
Espero vir a ouvi-lo mais vezes porque é realmente muito produtivo ter uma palestra com uma pessoa que transmite conhecimentos de uma forma clara e concisa, remete-nos para a nossa realidade social de uma forma descontraida e com algum sentido de humor e apresenta estratégias que no meu ponto de vista são fulcrais.
Um bem haja

Zé Morgado disse...

Agradeço-lhe a apreciação. Como sempre digo, se estivermos mais atentos somos capazes de ver o que à nossa frente precisa de ser visto. Apareça sempre