sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A ESCOLA NÃO PODE CONTINUAR A ENGORDAR

Fiquei a saber pela Antena 1 que se realiza hoje no Pavilhão Atlântico o I Fórum da Poupança e do Investimento organizado pela Associação das Instituições de Crédito Especializado. Pensei com os meus botões que nos tempos que correm parece positivo abordar tais matérias.
No seguimento da notícia surge então um elemento da Associação organizadora a sublinhar a importância de que estas questões também sejam abordadas com os mais pequenos, alguns, disse a senhora, não fazem a menor ideia de onde vem o dinheiro e que é finito, sendo, por isso importante, aprender a poupar, ou seja, a dar valor ao dinheiro como me explicava o meu pai. Também está bem pensei eu, os miúdos devem estar atentos e informados sobre as questões da vida de todos os dias.
De repente assustei-me, a senhora informou-nos que já foi proposto ao ME a criação no currículo escolar de uma disciplina de “Educação Financeira” para promover literacia financeira (a sério, foi o que ouvi) e informou que está praticamente pronto um manual que tem o acordo do ME e que seguramente estará nas escolas para o próximo ano lectivo.
Devo confessar a minha perplexidade. Até quando pensam inundar as escolas, os miúdos de disciplinas e de manuais? Uma disciplina de "Educação Financeira”? Com esta lógica tudo o que se possa transformar em saber poderia ser objecto de uma disciplina o que não faz o mínimo sentido. Estas questões podem muito bem, aliás devem, ser abordados com os miúdos, por pais e professores mas dispensam a existência de uma disciplina e de um manual.

1 comentário:

Maria Ribeiro disse...

NESTE PAÍS , TUDO É POSSÍVEL, ATENTA INQUIETUDE! JÁ SÓ FALTA MANDAR OS PAIS PARA A ESCOLA , LEVAREM FOGÃO, SANITA, FRIGORíFICO PARA DAREM ASSISTÊNCIA AOS PEQUENINOS, NOSSOS FILHOS E NETOS; POIS DAQUI A MAIS ELES TÊM QUE LÁ DORMIR...
BEIJO DE LUSIBERO